Município premeia oito projetos sustentáveis de Natal

Foram premiadas, esta quinta-feira, as escolas e instituições vencedoras da 22ª edição do concurso Eco-Natal, a iniciativa do Município de Braga que desperta a criatividade e a consciência ecológica das crianças do concelho. Participaram no concurso 1080 crianças e jovens de 14 instituições do concelho.
À semelhança das edições anteriores, os participantes foram desafiados a conceber peças alusivas à quadra natalícia (árvores de Natal, ornamentos e presépios) recorrendo exclusivamente a resíduos sólidos urbanos.
Para além da criatividade, a iniciativa pretende despertar a consciência ecológica nas crianças e, consequentemente, nas famílias. Segundo Altino Bessa, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, este é um evento que o Município “valoriza muito” não só porque desperta a “criatividade artística nos miúdos”, mas também, “no fundo, porque os chama à atenção para a responsabilidade ambiental”.
De acordo com o autarca, estes projetos não são meras árvores e ornamentos de Natal, são um meio de incentivo para os jovens e, consequentemente, as suas famílias “para fazerem a reciclagem”.
“Está provado, de acordo com dados estatísticos nacionais, que 45% da população não faz reciclagem. Nós continuamos a criar montanhas de lixo e por isso é uma obrigação coletiva, uma obrigação de todos fazermos a reciclagem”, diz.
Os projetos premiados foram os da EB1 de Frossos e de Real, EB 2,3 de Lamaçães e de Palmeira, o Jardim-Escola João de Deus, Centro Social Paroquial Sobreposta, APPACDM – Complexo de Gualtar e, ainda, o Centro D. João Novais e Sousa.
Todos os projetos estão expostos no Posto de Turismo de Braga.
