Município de Guimarães formaliza candidatura a Capital Verde Europeia

Guimarães acaba de formalizar a candidatura a Capital Verde Europeia 2025. A informação é adiantada pelo município vimaranense, em comunicado. A cidade vencedora é conhecida em outubro, mas a short list será divulgada ainda em junho.
A primeira candidatura do município vimarense foi apresentada em 2017 e a autarquia voltou à carga.
Os compromissos de Guimarães para a neutralidade climática e para os zero resíduos, a aposta da educação ambiental através do PEGADAS ou os projetos estruturantes das Ecovias ou das bacias de retenção são alguns dos muitos destaques desta candidatura, que junta o trabalho das diversas instituições do perímetro municipal, nomeadamente as que trabalham mais diretamente com as áreas em avaliação: Laboratório da Paisagem, Vimágua E.I.M. e Vitrus Ambiente.
Numa nota enviada às redações, o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, destaca “o percurso de Guimarães na área ambiental”, sublinhando que “esta candidatura demonstra uma grande maturidade e deixa evidente o sucesso dos inúmeros projetos na transformação do território e do cidadão. Guimarães mostra que uma cidade patrimonial, histórica e cultural pode ser, também, uma cidade verde”, refere.
