Município de Famalicão apoia antigos trabalhadores da Coindu com sessões de empregabilidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (CMVNF) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) estão a apoiar ex-trabalhadores da COINDU, desempregados desde o último despedimento coletivo da empresa, com sessões direcionadas para a procura de emprego, para a qualificação e reconversão de carreiras e ajuda ao empreendedorismo. Já participaram na iniciativa cerca de 170 famalicenses.
Perante o despedimento coletivo que deixou 123 trabalhadores da COINDU sem postos de trabalho, de um dia para o outro, em maio de 2025, o Município decidiu criar uma alternativa que pensasse nestas pessoas “como um indivíduo e não só um número”.
À RUM, o vereador da Economia e do Empreendedorismo da CMVNF, Augusto Lima, disse que estas sessões são desenvolvidas com diversos fins: desde a formação e qualificação do profissional até à inserção do trabalhador numa empresa da região, passando até pelo empreendedorismo.
“Em função do conhecimento que temos das pessoas e aquilo que são as suas necessidades e os seus interesses, direcionamos-as para uma destas opções”, disse.
Cerca de 170 pessoas já participaram nestas sessões e uma “grande maioria” está a ser acompanhada nos passos seguintes.
Esta medida é particularmente relevante neste momento, uma vez que mais uma empresa sediada em Famalicão abriu falência recentemente. Ao fim de 8 anos, a ‘Pamtex’, dedicada à produção têxtil, abriu processo de insolvência e deixou 25 pessoas no desemprego.
O autarca garantiu que esta ideia pode ser replicada neste e noutros casos semelhantes. “Como o nosso conselho é muito diversificado, estas pessoas rapidamente conseguem ser integradas noutros setores”, remata.
