Município de Braga promove refeições vegetarianas nos refeitórios escolares

A Câmara Municipal de Braga, em colaboração com a ProVeg Portugal, aderiu ao programa ‘Prato Sustentável’. O programa, que visa promover o consumo de alimentos de origem vegetal, vai ser implementado em três estabelecimentos de ensino.

Cerca de 1860 refeições 100% vegetais vão ser servidas mensalmente na EB 2,3 de Nogueira, EB 2,3 Braga Oeste e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, sublinha a importância desta iniciativa que “representa o compromisso do Município de Braga em proporcionar uma alimentação mais sustentável nas escolas do concelho”. “Ao fornecer opções alimentares de base vegetal, estamos a dotar os nossos jovens de ferramentas para que façam escolhas informadas, com impacto na sua saúde e no futuro do nosso planeta”, refere.

O programa inclui formação às equipas de cozinha e aos gestores das cantinas escolares, garantindo que as refeições são preparadas de forma nutricionalmente equilibrada. Inclui também consultoria e disponibilização de fichas técnicas elaboradas por nutricionistas.

Ao longo do ano letivo, vão ser realizados workshops educativos e sessões de esclarecimento para alunos, professores e encarregados de educação, abordando a importância de uma alimentação sustentável e desmistificando as refeições de base inteiramente vegetal.

A cidade de Braga junta-se, assim, à lista dos municípios que já aderiram ao programa Prato Sustentável, desde 2022, composta por Almada, Albufeira, Peniche, Estarreja e Santa Maria da Feira. Este ano, a iniciativa já permitiu que 3200 refeições 100% vegetais fossem servidas a alunos de diferentes níveis de escolaridade, desde o ensino básico ao secundário.

Partilhe esta notícia
Maria Carvalho
Maria Carvalho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Alumni pelo Mundo às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv