Sustentabilidade. Braga já concretizou 68,8% dos objetivos da Agenda 2030

O Município de Braga lançou, esta semana, o relatório de sustentabilidade 2023, que evidencia o grau de implementação da Agenda 2030, com 68,8% dos objetivos já atingidos.
Trata-se de uma ferramenta de prestação de contas, que detalha as iniciativas e os resultados alcançados ao longo dos últimos anos, em prol da sustentabilidade. No entanto, alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tiveram progressão negativa, desde 2019. Em entrevista à RUM, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, não dá muita importância aos resultados menos positivos.
“Obviamente que a cidade de Braga não é um caso isolado. Como o contexto urbano é bastante denso e existem diversas dinâmicas, temos ainda várias questões para resolver. Questões de natureza de justiça social, de segurança e do ponto de vista da articulação e integração das diferentes comunidades”, explica. Ricardo Rio admite serem “desafios a concretizar”.
A questão da mobilidade é a prioridade principal do autarca. “É sobretudo na lógica de garantir uma mobilidade mais sustentável e menos poluente, que possa contribuir para uma melhor qualidade de vida e para uma menor emissão de gases”, refere.
Ricardo Rio responde ainda sobre as críticas recorrentes sobre o abate de árvores por parte do município. “Hoje, na esmagadora maioria dos casos, são questões de segurança pública. Basta haver um pouco mais de chuva ou de vento e somos confrontados com a queda de árvores de grande porte”, acrescenta. O edil garante que, se tiver de abater alguma árvore, o município tentará garantir a reflorestação e replantação de novas árvores.
Este é o segundo relatório de sustentabilidade elaborado pelo Município de Braga. O relatório contém mais de 100 indicadores de desempenho, que servem para medir o impacto concreto das iniciativas do município em diferentes tópicos. Estes indicadores, alinhados com os ODS, cobrem uma vasta gama de áreas, desde a gestão eficiente dos serviços municipais e redução das emissões de gases com efeito de estufa, até à promoção da inclusão social e bem-estar da população.
