Município de Braga ajuda a financiar compra de bicicletas

O Município de Braga vai apoiar a aquisição de bicicletas e acessórios por parte de cidadãos e de pequenas e microempresas. O auxílio corresponde a 50% do valor total da despesa, até ao máximo de 200 euros, à exceção das bicicletas de carga, cujo limite é 1.500 euros.
O programa destina-se à compra de bicicletas urbanas convencionais ou elétricas, novas ou usadas, bicicletas adaptadas, bicicletas de carga convencionais ou elétricas e acessórios para carga de pessoas ou bens em bicicleta. De fora ficam as de uso desportivo, trotinetes ou outros tipos de velocípedes.
Os beneficiários singulares podem ser apoiados na aquisição de uma bicicleta, enquanto as empresas têm a hipótese de receber três, no máximo. No total, a primeira edição do programa conta com uma dotação financeira de 40 mil euros.
De acordo com a vereadora da Mobilidade, esta é uma medida para incentivar a utilização da bicicleta como modo de transporte preferencial em meio urbano, proporcionando “uma deslocação ativa para o trabalho ou para a escola”. Por outro lado, acrescenta Olga Pereira, a autarquia tem procurado criar melhores condições para a mobilidade em bicicleta na cidade, com o melhoramento e introdução de uma rede de ciclovia com a colocação de infraestruturas relacionadas, como bicicletários.
O regulamento do Programa de Apoio à Aquisição de Bicicletas e Acessórios pode ser consultado através do link: https://bit.ly/3rpPBVc. Em breve serão divulgados os prazos de inscrição, assim como o respetivo formulário.
