Movimento SOS Árvores quer Braga candidata a Capital Verde Europeia 2023

O Movimento SOS Árvores de Braga instiga o município a concorrer a Capital Verde Europeia 2023. A proposta, assinada por dez pessoas que integram o grupo, tem em conta o número de árvores plantadas no concelho recentemente.

Pedro Pinheiro Augusto, um dos signatários, considera que estão “lançadas as bases para uma forte candidatura”, visto que “a câmara repete constantemente que tem plantado milhares de árvores no centro da cidade e dezenas de milhares no concelho”. 


A autarquia estabeleceu o objetivo de reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 55% até 2030 e atingir a neutralidade carbónica em 2050. De acordo com Pedro Pinheiro Augusto, esse é mais um trunfo a favor. 


A sugestão do Movimento SOS Árvores de Braga vem acompanhada por um conjunto de dúvidas que pretende ver esclarecidas. “Nós não sabemos muito bem onde estão as árvores. Não estamos a ver mais árvores nas ruas de Braga, mas temos de dar crédito às afirmações da Câmara de Braga”, refere.

Nesse sentido, Pedro Pinheiro Augusto convida a autarquia a fazer “um levantamento do número de árvores do concelho” e a dá-lo a conhecer aos cidadãos. “Não deve dar muito trabalho e vai ao encontro dos anseios dos bracarenses e da lei”. 


O Regime Jurídico de Gestão do Arvoredo Urbano prevê que os municípios elaborem um inventário completo do arvoredo urbano existente em domínio público e domínio privado, tornando-o acessível à população.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv