Movimento desafia cabeças de lista por Braga para ‘Diálogos com a Democracia’

O Movimento de Cidadania Contra a Indiferença vai organizar uma série de conversas com os cabeças de lista pelo distrito de Braga, de forma individual. Todas as forças políticas com assento parlamentar já garantiram a presença no evento ‘Diálogos com a Democracia’. As restantes candidaturas também serão convidadas a participar.
A primeira realiza-se no primeiro dia da campanha oficial, domingo, 25, com José Luís Carneiro (PS), prosseguindo com Bruno Maia (BE) na segunda-feira, 26, Sandra Cardoso (CDU) na terça, 27, e Hugo Soares (AD) na quarta, 28.
Já em março, Filipe Melo (Chega) marca presença no dia 1, Rafael Pinto (PAN) a 3, Teresa Mota (Livre) a 4 e Rui Rocha (IL) a 6. As conversas decorrem no Café Vianna, em Braga, às 17h30.
Na apresentação da campanha dedicada às eleições legislativas, esta terça-feira, na Escola Secundária Sá de Miranda, com cerca de 20 estudantes do curso Técnico de Multimédia na plateia, o dinamizador do movimento, Paulo Sousa, explicou que cada sessão vai durar cerca de 20 minutos e abordar “as temáticas da democracia, da cidadania e do combate à abstenção”. Além disso, está prevista uma ação de sensibilização direcionada aos empresários e trabalhadores da região.
No sentido de continuar a baixar a taxa de não votantes – diminuiu de 51,43% em 2019 para 48,58% em 2022, a nível global -, o Movimento de Cidadania Contra a Indiferença pretende distribuir cartazes pelo concelho de Braga, entre empresas, comércio, juntas de freguesia e estabelecimentos de ensino.
Um deles foi elaborado por Iara Afonso, aluna do 11º ano do curso de Artes Visuais da Escola Sá de Miranda. Associado à frase «O voto é a tua voz, não te silencies», surge um braço a sair de um megafone e com um boletim na mão. Os elementos estão pintados a verde, amarelo e vermelho, as cores da bandeira de Portugal. Na parte inferior, direcionado-se para os jovens, é feita a pergunta «1ª vez a votar?», acompanhada pela resposta «Um povo culto é um povo livre. Acede ao portal do eleitor para obter mais informações sobre o teu voto».
O outro cartaz é da autoria do professor David Figueiredo e carateriza-se por cinco braços, um deles mais alongado, com boletins prontos a colocar na urna. No recipiente está escrito o seguinte texto: «Vote…não seja indiferente. Se não votar, não pode criticar! Não fique em casa. Votar é um direito e um dever. Seja diferente no dia 10 de março».
