Mostra ‘A Diferença Importa’ reflete sobre a inclusão social

A exposição, que reúne retratos de 15 utentes da CERCI Braga, fica patente até 28 de dezembro no Museu dos Biscainhos.
O Museu dos Biscainhos acolhe até 28 de dezembro a exposição ‘A Diferença Importa’. A mostra inaugurada esta quarta-feira integra a programação da Braga’25 – Capital Portuguesa da Cultura e assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro.
A mostra nasce de uma colaboração entre CERCI Braga e o fotógrafo João Carlos e retrata utentes da instituição bracarense, com as famílias e cuidadores. Na sessão de abertura, o presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, sublinhou a importância de refletir sobre a data e de o poder público e as instituições, como o Museu dos Biscainhos, “olhar para estas pessoas de forma diferente para lhes dar oportunidades que não teriam se fossem tratadas da igual forma”. “Esta questão da equidade, de tratar igual o que é igual e diferente o que é diferente, e dar primazia a quem tem características diversas, às vezes dificuldades, às vezes facilidades”, referiu.
Já a presidente da CERCI Braga, Vera Vaz, apontou que é importante “assinalar este dia, não só pelas dificuldades que ainda se continuam a sentir nesta área”, mas “para assinalar as coisas positivas”. A mostra, acrescentou, quis expor exemplos de jovens que são ativos profissionalmente, têm um papel na sociedade, e ainda que a diversidade faz sentido e acrescenta”.
A responsável revelou que a parceria com o fotógrafo surgiu após um trabalho realizado pelo profissional junto a idosos de Lisboa. João Carlos recordou a data em que os utentes foram ao estúdio e afirmou quis fazer “uma coisa diferente”. Além de retratos dos utentes, optou por incluir os familiares e os curadores. O profissional disse ainda querer que os visitantes que passem pela exposição sejam “mais amáveis com o próximo”.
Os retratos ocupam uma das salas do Museu dos Biscainhos, a diretora do espaço, Fátima Pereira, sublinhou que o museu tem a “ambição de ser um espaço de todos e para todos”. A responsável exemplificou esta “missão” com a integração de um dos utentes da CERCI Braga, Paulo Mourinha, guia que orienta as visitas de grupos no Palácio dos Biscainhos, às quartas e quintas-feiras, e que realizou uma visita guiada pelo espaço antes da abertura oficial da exposição ‘A Diferença Importa’.
