Mosteiro de Tibães revisita obra de Sofia Saldanha

O Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães realiza a iniciativa ‘Da Arte do Som e do Silêncio: uma visita à obra de Sofia Saldanha’. Inserido no projeto ‘Passeio das Virtudes: Pessoa, Património e Virtude’, o evento, que conta com a parceria do Sindicato de Poesia, do Ensemble Il Filo d´Oro e da NuguelMusic, decorre no dia 4 de novembro, às 17h30, no espaço bracarense, e tem entrada gratuita.
De acordo com a organização, a iniciativa começa com “a ambiência única do Escadório das Virtudes da Cerca de Tibães”, onde será explorado o seu simbolismo. Segue-se “uma breve visita à última edição do Passeio das Virtudes para, pela voz do Sindicato de Poesia, evocar espaços e histórias que inspiram”, além da interpretação de “um trecho de música do séc. XVII pelo ensemble Il Filo d´Oro”.
O evento culmina com “um encontro com a obra de Sofia Saldanha”. “Autora de astutos documentários sonoros que despertam os nossos sentidos pela estimulação auditiva, Sofia cristaliza pela sua voz tempos e espaços da vivência de poetas como Fernando Pessoa ou Miguel Torga, transmitindo-nos de igual modo experiências sensoriais como uma trovoada. Descartando a imposição da imagem, os seus documentários sonoros constituem, por excelência, a celebração da palavra”, refere a nota.
