Monumento evocativo a D. Diogo de Sousa no Campo da Vinha em Junho

O topo do campo da Vinha, em Braga, terá, a partir de Junho do próximo ano, um monumento evocativo a Dom Diogo de Sousa. A obra será implementada pelo gabinete de arquitectura Azo Sequeira Arquitectos, vencedor da proposta de um concurso de ideias lançado pelo município bracarense, no valor de 69 mil euros, para a criação de um monumento evocativo à histórica figura bracarense.

A entrega formal do diploma ao vencedor aconteceu esta quarta-feira, na Fonte do Ídolo, e contou com a presença de representantes do gabinete de arquitectura, do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e do vereador do urbanismo, Miguel Bandeira.

Aos jornalistas, Miguel Bandeira assinalou que o monumento vai fazer justiça à memória e importância de Dom Diogo Sousa na cidade. “Não há dimensão da vida comunitária de Braga que não tenha tido a marca do Dom Diogo de Sousa e estava na hora de avançarmos com esta obra de uma figura civil e religiosa da cidade”, assinalando que o monumento estará instalado no cruzamento entre a Rua dos Capelistas e a Rua Dr. Justino Cruz, no topo do Campo da Vinha, “espaço que foi obra do mecenato” do arcebispo.

A peça terá sete metros de altura e dois de largura, numa estrutura metálica forrada a bronze. Pedro Soares, um dos elementos do gabinete Azo Sequeira Arquitectos, descreve a peça como sendo “elegante, requintada e contemporânea” e que tem “muito a ver com o pensamento de Dom Diogo de Sousa, na visão de ruptura que ele tinha para a cidade”.

O responsável diz que o gabinete teve o cuidado de criar um monumento “que integrasse um ambiente urbano, que fosse impactante mas ao mesmo tempo subtil”, referindo que as dimensões da peça tiveram em conta “a escala da cidade, valorizando os eixos visuais das ruas”.


Obra de arte pública fará parte da nova vida do Campo da Vinha

A implementação do monumento no Campo da Vinha está prevista acontecer no dia 19 de Junho de 2021 e poderá ser um dos primeiros sinais da reabilitação pensada para aquela zona nevrálgica da cidade de Braga. 


Para o próximo ano, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, adiantou que a autarquia “está à espera da retirada do mercado provisório [na zona do Pópulo] para desenvolver um projecto mais abragente em toda a praça, que crie condições para o reaproveitamento da praça pelas pessoas”. Só depois, referiu, a autarquia pode reabilitar toda a zona do Campo da Vinha. “É um projecto bastante mais ambicioso que não posso garantir que fique concluído em 2021”, avaliou.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv