Além do Monte Picoto, videovigilância chegará ao Parque da Ponte e das Camélias

Está concluída a instalação de videovigilância no Monte Picoto. Depois de uma primeira fase, com a instalação de câmaras na área envolvente do Picoto Park e do parque de estacionamento, o projeto será entretanto alargado ao Parque da Ponte e ao Parque das Camélias.

São cerca de 20 câmaras que captam rostos e matrículas de veículos. O objetivo é “dar mais segurança à população”, sublinha à RUM o vereador da Proteção Civil, Altino Bessa. “O Monte Picoto é importante do ponto de vista do usufruto da população. Trata-se do pulmão mais próximo do centro da cidade e o que pretendemos é que as pessoas se sintam em segurança”, ressalva. 

Recorde-se que, apesar da requalificação do parque surgem recorrentemente denúncias de assaltos e prostituição. Segundo o vereador, a necessidade tornou-se mais evidente depois dos últimos assaltos registados no Picoto Park. “Desta forma, em caso de algum incidente, as entidades competentes poderão recorrer às filmagens”, esclarece.


“Não vai ser nenhum Big Brother, as pessoas não vão estar a ser observadas”


As câmaras não estão a ser monitorizadas em permanência, mas fica tudo filmado. “Não há ninguém a olhar para o ecrã, mas gravam tudo o que se passa”, explica. “O sistema está montado com as devidas autorizações de todas as entidades”, garante. 

Altino Bessa espera, com este investimento, atrair mais visitantes a estes espaços de lazer.


O investimento na instalação da videovigilância no Monte Picoto, no Parque das Camélias e no Parque da Ponte ronda os 30 mil euros.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Breaks Lda
NO AR Breaks Lda A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv