Monte da Consolação recebe Festival Castro Galaico

Arranca esta quinta-feira mais uma edição do Festival Castro Galaico, no Monte da Consolação, em Nogueiró, Braga. O orçamento desta edição ronda os 45 mil euros, numa altura em que a organização admite ser cada vez mais difícil recolher apoios para a organização do evento.
Daniel Pereira Cristo está de volta a casa e é um dos grandes nomes desta XIII edição que traz ainda o grupo galego ‘Tequexetéldere’. Os restantes grupos com atuação marcada para a edição de 2023 são o Toque Braguez, Mulheres do Minho, Bomboémia, Sinos da Sé, Canto D’Aqui, Grupo Música Popular UM, Siga a Farra, Sebastião Antunes & Quadrilha
O modelo do festival mantém-se para “dar voz aos antepassados”, diz João Tinoco, presidente da União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, ainda que por ocasião do lançamento do cartaz desta edição, o autarca tenha sublinhado que “é cada vez mais difícil manter o festival” dado o aumento dos custos associados a cada edição.
Jaime Torres, programador do Festival Castro Galaico antecipa “um grande festival”, e uma grande animação nomeadamente do o grupo galego ‘Tequexetéldere’.
Além da UF de Nogueiró e Tenões e do grupo Canto d’Aqui, o festival conta ainda com a parceria da Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho (ARCUM) e do Centro de Estudos Galegos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, mantendo o apoio do Município de Braga e da Xunta de Galicia.
