Estão a chegar a Braga bicicletas elétricas partilhadas e mais carregadores públicos

Em breve, a cidade de Braga vai usufruir de uma rede de bicicletas elétricas partilhadas, mais locais de estacionamento e novos postos de carregamento para carros elétricos. O Município bracarense está em conversações com dois operadores, um deles totalmente novo no mercado da cidade dos arcebispos, que poderão instalar até 200 equipamentos cada.
Segundo a vereadora com a pasta da mobilidade, Olga Pereira, o executivo está empenhado na ampliação dos espaços de estacionamento para trotinetes e bicicletas, de modo a “disciplinar o estacionamento para que não fiquem abandonadas pelos passeios” e proporcionar um maior “conforto” aos utilizadores. A ideia, de acordo com a responsável, passa por colocar a 150 metros de cada destino, na zona urbana, um lugar de parque.
No que toca ao reforço dos carregadores para carros elétricos, está a ser elaborado um estudo para perceber a capacidade de implementação, seguindo-se a concessão dos espaços e anúncio da quantidade de novos equipamentos. A maioria terá capacidade para carregar a uma potência entre os 11 ou 22kWh, sendo que o executivo também pretende instalar carregadores ´rápidos`.
“Os especialistas e todas as empresas que temos contactado consideram que é um equipamento mais adequado (carregadores lentos) para os utilizadores das cidades. Os outros são mais utilizados em estações de serviço. De qualquer forma também haverá investimento em alguns rápidos”, refere a vereadora à RUM.
Braga tem atualmente perto de 12 carregadores para veículos elétricos, um número “insuficiente” devido ao aumento da venda de carros deste tipo. À Universitária, a vereadora confessa que muitos destes equipamentos estão “obsoletos”, um ponto a melhorar com o investimento que, a breve prazo, será feito na região.
