Misericórdia de Vila Verde regista 1 e não 49 casos de Covid-19

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde anunciou, através de um comunicado na rede social Facebook, que as notícias divulgadas relativamente ao número de funcionários infectados com Covid-19 na unidade de cuidados continuados não corresponde à verdade.
A instituição refere que “decidiu assumir testes PCR, num laboratório externo, para efeito de contra-análise, a todos os profissionais testados a 4 de Maio, bem como a outros”. Os testes realidades num laboratório do Porto garantem a existência de um caso positivo, num universo de 650 colaboradores, em vez dos 49 avançados na passada quinta-feira.
A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde contabiliza, também, um caso positivo de Covid-19, num total de 300 doentes internos. Em relação ao universo médico, em 120 médicos não há conhecimento de nenhum infectado. A instituição adianta que foram também rastreados pelo INEM os 44 utentes internados nas unidades, dos quais só um testou positivo (já era conhecido).
No comunicado pode ler-se que a instituição já informou as autoridades de saúde sobre a situação. Neste momento, a Santa Casa da Misericórdia aguarda pela validação oficial dos novos dados. Um passo considerado decisivo para que os funcionários da instituição, que conta ainda com uma creche e um lar de idosos, possam voltar ao trabalho.
A Santa Casa frisa que esta situação criou “constrangimentos não só à Misericórdia de Vila Verde como ao erário público e famílias”.
Vanessa Batista.
