Ministro da Ciência participa no colóquio “50 anos de Mudança e Inovação” na UMinho

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre vai marcar presença, esta quarta-feira, na sessão de abertura do colóquio “50 anos de Mudança e Inovação: As Novas Universidades no Contexto da Democratização Portuguesa”.
Trata-se de um regresso do agora Ministro à casa onde durante os últimos 27 anos exerceu funções como professor e investigador. Recorde-se que, recentemente, elaborou um estudo denominado “A UMinho e a transformação da região”, que prevê que a academia minhota possa dentro de 50 anos ser um local propicio para o surgimento de unicórnios.
O colóquio, que acontece esta quarta e quinta-feira no auditório nobre da Escola de Direito, está inserido na programação das Comemorações dos 50 anos da Universidade do Minho e conta com a colaboração na organização das universidades de Aveiro, Évora e do Instituto Universitário de Lisboa.
Fernando Alexandre irá participar no debate sobre a realidade do ensino universitário em Portugal. A fechar o dia a presidente da FCT, Madalena Alves, o presidente do conselho de administração da A3ES, João Guerreiro e o presidente da CCDRN, António Cunha, vão perspetivar o atual sistema universitário português.
Quarta-feira, está prevista uma conferência com um orador internacional sobre os “Desafios presentes e futuros dos ensinos superiores da Ásia Oriental: lições para preparar o futuro de ensinos superiores massificados”.
O colóquio termina com o painel “As Universidades Novas: Estado da Arte e Futuro Próximo”, onde irão participar os reitores das Universidades de Aveiro, Minho, Évora e ICSTE.
