Ministro da Cultura “muito satisfeito” com a escolha de Helena Sousa para a presidência da ERC

O ministro da Cultura diz-se “muito satisfeito” com a escolha de Helena Sousa, professora Catedrática do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, para a liderança da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), que terá como vice-presidente Pedro Gonçalves.
“É muito importante que as entidades reguladoras tenham à sua frente personalidades com credibilidade, independência e conhecimento daquilo que é a matéria que vão regular. A professora Helena de Sousa preenche todos esses requisitos e fico muito satisfeito que tenha sido essa a escolha”, referiu Pedro Adão e Silva.
O ministro diz ainda que “a ERC ganha” com a escolha da docente da UMinho, estando certo de que “será uma boa presidente”.
Helena Sousa tinha sido indicada pelo PS e Pedro Gonçalves pelo PSD.
Helena Sousa foi presidente do ICS entre 2013 e 2019, diretora do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC), presidente do Conselho de Cursos de Ciências Sociais e presidente do Conselho Cultural da UMinho. A docente foi ainda a investigadora responsável do projeto “A Regulação dos Média em Portugal: o caso da ERC”, financiado pela FCT, entre 2010 e 2013. Tem sido coordenadora do PolObs, o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura, membro do Conselho Geral Independente da RTP e foi diretora adjunta do CECS entre 2012 e 2015.
Colabora há vários anos com o European Audiovisual Observatory, é editora do European Journal of Communication e é atualmente a responsável pela equipa portuguesa do EuromediApp, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus +, dedicado às políticas de regulação das plataformas.
