Ministra do Ensino Superior lança primeira residência de Famalicão

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, estará hoje em Famalicão para o lançamento da primeira residência universitária do concelho.
A estrutura, que vai nascer no antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente, dará resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho: CESPU, IPCA, Universidade do Minho e Universidade Lusíada.
A obra foi adjudicada às empresas Cari Construtores e DST e envolverá um investimento na ordem dos 4,8 milhões de euros.
De acordo com a memória descritiva, o projeto contempla a reabilitação e adaptação do edifício principal existente e a construção de um novo bloco especialmente projetado para fins habitacionais. Após a reabilitação e ampliação do edifício, este terá capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.
O projeto apresenta ainda diversas áreas funcionais, como receção, sala de estudo, espaço de refeição e convício internos e externos, cozinhas, instalações sanitárias, salas técnicas, área de apoio ao pessoal, áreas de gestão, armazenamento e garagem/oficina para bicicletas.
Este é um investimento financiado pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
