Ministra do Ambiente no lançamento da obra do emissário da ETAR do Este

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, marca presença, esta quarta-feira, no lançamento da empreitada para a construção do emissário da ETAR do Este.
A cerimónia, que contará ainda com o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, o presidente da Associação Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, e dos membros do Conselho de Administração da AGERE, está agendada para as 14h00, junto ao Clube desportivo Maximinense. Segue-se pelas 15h00, a inauguração das obras de regularização e renaturalização do Rio Este.
Na última reunião de executivo de 2024, o autarca Ricardo Rio explicou que o emissário é uma parte “essencial” do projeto, e acrescentou que a questão lançada pelo PS sobre o financiamento ficou provado que é um não assunto.
“Não vamos começar com a obra da ETAR por questões ligadas à implantação do edifício”, mais concretamente, devido à necessidade de chegar a um acordo com proprietários de uma pequena parcela de terreno.
O projeto da ETAR do Este está orçado em 30 milhões de euros, 9 milhões dos quais do Portugal 2030. As obras deverão estar concluídas dentro de dois anos.
Recorde-se que a ETAR instalada em Frossos é datada de 1991. Foi construída para dar resposta a uma população de 165 mil habitantes, sendo que atualmente apresenta “sérias limitações operacionais” devido ao crescimento da população no concelho bracarense. Em 2025, a capacidade será reforçada para 230 mil habitantes.
