Minho afetado por poeiras do Saara

A região Norte e Centro de Portugal acordou com o céu laranja. A cor invulgar deve-se a poeiras do Saara. Nos últimos dias, este fenómeno tem afetado a região espanhola de Múrcia, no sudeste do país, sendo que estas poeiras podem mesmo chegar ao Norte da Europa.

Na região do Minho, as poeiras devem continuar a pintar o céu de laranja até esta quinta-feira. O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera – prevê a subida da temperatura no Norte, mas em caso de chuva poderá ocorrer o fenómeno conhecido por “Chuva de barro” que é explicado pelo transporte de partículas de areia do deserto do Saara.

Em comunicado, o IPMA acrescenta ainda que “os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície, embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde. Também é possível ocorrer a deposição das poeiras através da precipitação”. Isto significa, por exemplo, que as pessoas com problemas respiratórios podem ser mais afetadas. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv