Proposta vencedora do concurso para o BRT já está a ser comunicada aos concorrentes

A proposta vencedora do concurso internacional para a execução do Bus Rapid Transit (BRT) já foi comunicada a todos os concorrentes. A informação foi avançada à RUM pela vereadora da Mobilidade na Câmara de Braga, Olga Pereira, que garante que o concurso para as obras da linha vermelha do BRT está dentro do prazo-limite acordado com a unidade de missão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Não há margem de erro no calendário para a execução desta empreitada, à semelhança de outras financiadas pelo PRR. A linha vermelha do BRT tem que estar concluída até ao final de junho de 2026 e, caso não verifique, “corre-se o risco [de falhar o prazo e perder o pacote de apoio], como em qualquer projeto do PRR”.
Os concorrentes tiveram um prazo de 60 dias para apresentar propostas de elaboração do projeto final e de construção do BRT. Esse prazo foi, depois, prorrogado, por 14 dias, a pedido dos próprios. Agora, o processo encontra-se na fase de audiência prévia, processo que atribui 10 dias ao concorrentes para “se pronunciarem relativamente a algum dos aspetos sobre os quais o Júri se pronunciou”, acrescenta.
Olga Pereira, que é também presidente do conselho de administração dos Transportes Urbanos de Braga, entidade responsável pelo projeto, adianta que, por enquanto, “está a ser cumprido o cronograma” definido.
Por isso mesmo, a prorrogação do prazo, admite, não está, para já, a ser equacionada, sendo que, “obviamente, beneficiaria não apenas o projeto do BRT, mas todos os projetos abrangidos pelo PRR”.
“Sabemos que há países que estão a solicitar prorrogações de prazo, se pudermos beneficiar disso, tanto melhor. Para cumprir o prazo, como é evidente, vamos ter que ter várias frentes de obra em simultâneo, o que naturalmente complexifica a obra e a vida das pessoas que circulam na cidade e, portanto, se pudéssemos evitar uma situação dessas, seria melhor”, sublinha.
A autarca garante que “tudo está em andamento”, inclusive o concurso para as viaturas, equipamentos e serviços de manutenção.
