Mercado de Natal pode mudar de localização em 2023 devido à adesão dos comerciantes

O mercado de Natal de Braga, instalado na praça do Município, pode mudar de localização no próximo ano, devido à grande adesão dos expositores, este ano.

Está oficialmente aberta a época natalícia, em Braga. A cidade acolhe, até 13 de janeiro, mais de 200 atividades, onde se inclui o Mercado de Natal.

Às primeiras horas da manhã, eram já muitos os bracarenses que visitavam o mercado, com 20 expositores, um carrocel e momentos de animação para os mais pequenos.

“Foi uma primeira experiência. Todos temos o encanto com os mercados tradicionais do centro da Europa e Braga nunca tinha tido uma solução deste género. Tivemos mais procura do que capacidade de acomodar os projetos. Estou convicto de que a procura das pessoas vai ser significativa e, para o ano, poderemos ter que fazer um novo Mercado de Natal, num espaço mais amplo”, afirmou o autarca, Ricardo Rio.

Entre os sabores de natal, destaque para o bolo-rei, que vai ser o centro das atenções, numa rota que envolve a apresentação deste doce por 14 pastelarias diferentes.

Além disso, o presidente da Câmara destaca, na programação, a inauguração da iluminação, que decorre esta quinta-feira, a parada de Natal, o bolo-rei gigante, a corrida de S. Silvestre e ainda o Presépio Vivo de Priscos, que considera já “uma marca identitária do Natal de Braga”.

Ricardo Rio considera “o Natal em Braga uma experiência memorável”, que, este ano, “terá condições para ser ainda mais marcante”, uma vez que o investimento foi reforçado, atingindo, este ano, os 300 mil euros.

Ao contrário de outros municípios, em Braga, os custos com a iluminação natalícia, não preocupam o autarca. Ricardo Rio considera esta questão “uma falácia. “O custo integral para a cidade foi, o ano passado, 3700 euros e estarmos a discutir se vamos ter mais uma hora ou não, embora vamos seguir as indicações nacionais, em termos efetivos, a poupança é residual. São mais 400 ou menos 400 euros, e é enganador dizer que se poupa na energia, para quem tiver soluções como a nossa, de tecnologia LED”, frisou.

AEB aponta para um crescimento de 20% nas vendas 

Apesar do impacto da inflação na carteira dos portugueses, Daniel Vilaça, presidente da Associação Empresarial de Braga, aponta para um crescimento de 20% nas vendas, face a 2021. “De janeiro a outubro, temos um crescimento de 26%, mas com a inflação, temos um abrandamento no consumo, mas prevemos atingir os 250 milhões de euros em vendas”, apontou.

Para o responsável, “este Mercado de Natal é um espaço que vai atrair pessoas ao centro da cidade”. “Este mercado pode tornar-se um ponto atrativo para pessoas da Galiza e de outras partes do país”, acrescentou.

O programa ‘Braga é Natal’ arrancou esta quinta-feira e prolonga-se até 13 de janeiro, com mais de 200 atividades que terão lugar no Centro Histórico, na Praça Municipal e no Altice Forum Braga.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv