Mentorias UMinho está de regresso com a maior participação de sempre

O Mentorias UMinho está de regresso para a nona edição, a mais concorrida de sempre, que arrancou esta semana no salão medieval da Reitoria da UMinho, em Braga, com a participação recorde de 104 pessoas: 52 duplas de mentores (antigos alunos, agora com cargos de relevo) e mentorandos (estudantes finalistas). 

Na sessão inaugural, os participantes puderam conhecer-se e preparar as primeiras sessões de mentoria. 

O objetivo é que haja contacto semanal ou quinzenal durante os próximos quatro meses, perfazendo um total de 16 horas. 

Para Guilherme Pereira, pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais da UMinho, juntar mentores e mentorandos de diferentes áreas de formação “abre outras perspectivas”. “Originam sessões de mentoria muito mais desafiantes porque são pessoas com outra formação que fazem perguntas de que eles não estão à espera, os estudantes obtêm respostas de que também não estavam à espera. Esta interação tem sido muito enriquecedora”, destaca. 


Qualquer aluno finalista de licenciatura ou a frequentar o mestrado/mestrado integrado da UMinho, de qualquer área de saber/curso pode participar no Mentorias, mediante um procedimento de seleção “criteriosa”, explica o pró-reitor. “Têm de entregar uma carta de motivação, nós fazemos uma entrevista. No fim da linha, só ficamos mesmo com aquelas pessoas que nós temos a perspectiva de que é mesmo gente interessada e motivada”, aponta. 

Do lado dos mentores, todos eles antigos alunos da instituição, a expectativa é elevada. 

Alexandre Marques vai participar pela oitava vez no projeto enquanto mentor. Licenciado em Engenharia de Materiais e administrador numa empresa do ramo automóvel, indica que “é um desafio bom para um lado e para o outro, porque o estudante entra no contexto de uma empresa e o profissional percebe o perfil de quem está a sair da universidade para o mercado de trabalho.”

O estudante recolhe “ideias para o futuro”, percebe “como se pode enquadrar no mercado de trabalho” e “como funciona uma empresa” e o profissional fica a saber “como os novos graduados estão a sair para o mercado de trabalho e o que procuram realmente”, sublinha o mentor. 

Joana Fernandes vai estrear-se na mentoria e já apontou baterias para as sessões em conjunto com a mentoranda que conta com “dez anos de academia, está no doutoramento” e tem “muita curiosidade em perceber como é o mundo corporativo”, pormenoriza. 

Licenciada em Comunicação Social, a mentora é responsável pelo departamento de Cultura e Comunicação de uma empresa na área da indústria metalomecânica. Considera que a experiência vai ser “uma mais-valia” e que a intenção é que a estudante conheça “todos os departamentos, que tenha contacto com diferentes áreas para perceber qual é o dia-a-dia, como são as nossas semanas. Uma das curiosidades que ela tem é perceber como é a semana numa empresa, o laboratório não é tão dinâmico”, refere. 


O Mentorias UMinho procura ajudar os estudantes finalistas a adquirir competências transversais junto de profissionais de diferentes áreas. 

Partilhe esta notícia
Ariana Azevedo
Ariana Azevedo

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Espaço RUC
NO AR Espaço RUC A seguir: Music Hal às 09:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv