Menos de 10% dos Centros de Dia reabriram em Braga

Os centros de dia têm permissão para reabrir desde 15 de Agosto. Em Braga, apenas uma instituição abriu portas nessa altura, a Associação de Solidariedade Social, Cultural e Recreativa de Santa Maria. 

Numa nota do Governo lê-se que “no caso dos centros de dia com funcionamento acoplado a outras respostas sociais, o reinício das actividades ocorre mediante avaliação das condições de reabertura”. Por isso mesmo, no concelho de Braga, até ao momento, menos de 10% dos centros de dia voltaram à actividade normal. 

O número foi avançado à RUM pelo presidente da União Distrital das IPSS, cónego Roberto Mariz. 

A maioria dos utentes permanece em casa, desde meados de Março, mas quase todos anseiam o regresso. Nestes locais, por norma, encontram a conversa ou amigo que os ajuda a passar o tempo.

Entre as instituições que adiam o regresso está o Centro de Dia de S. Lázaro, que ainda não tem data para reabrir a porta aos cerca de 50 utentes. O cónego, também presidente desta instituição, explica que o centro já recebeu a visita dos técnicos da Segurança Social, mas ainda não teve luz verde. É necessário encontrar alternativas para que os funcionários e utentes do centro de dia não se cruzem com os das outras valências sociais, sendo também necessário aprimorar a questão do transporte e da frequência nas salas de actividades ou refeição. 

As idas ao refeitório deverão ser faseadas e as actividades de grupo deverão ser possíveis, desde que “contidas e adaptadas” à nova realidade, garantido o distanciamento. 

Dos 50 utentes, apenas uma percentagem reduzida deverá regressar numa primeira fase à instituição. “Os primeiros a vir serão os que não têm a mesma retaguarda em casa, mantendo-se os outros em apoio domiciliário, para que depois, paulatinamente, se vá integrando todos”, explicou. 

Embora estejam em casa, o acompanhamento aos utentes continua a ser feito, nomeadamente com a “entrega das refeições, mas também demonstrando-lhes que não estão abandonados”. “Isolados em casa, os utentes não têm a mesma aptidão para realizar as actividades, mas algumas têm sido feitas”, assegurou o responsável. 

Centro de Dia da Casa do Areal reabriu esta terça-feira

Segundo o presidente da União Distrital das IPSS, depois de uma reunião entre as várias instituições e delegados de saúde foi dada a indicação de que a maioria não abriria no imediato, passando ainda por um período de análise individual e prudente para se perceber as instituições que reúnem condições para voltar à actividade.

O responsável assegura que o número de instituições em condições para reabrir é reduzido, mas entre as excepções está o Centro de Dia da Casa do Areal, em S. Victor. Com a chegada do mês de Setembro, chegou também a altura de voltarem ao activo. Nesta 1.ª fase, apenas 10 dos 25 utentes voltam à instituição. Para receber luz verde da Segurança Social, o centro teve que adaptar todo o espaço, contando agora com “um circuito de entrada e saída e uma zona suja e outra limpa, já que o calçado do exterior não pode ser o mesmo que usam no interior”, adiantou à RUM a directora técnica. 


Marta Sousa explicou ainda que nesta fase inicial haverá apenas um horário de almoço, mas com o regresso dos restantes utentes passarão a ser divididos em grupo para almoçarem em diferentes horários e, possivelmente, distribuídos por outro espaço da instituição, que funcionará também para o restante dia. 


“Vamos privilegiar as actividades individuais, sendo que as de grupo terão que assegurar o distanciamento social”, acrescentou. À semelhança do Centro Social de S. Lázaro, o acompanhamento continuou a ser prestado durante o confinamento, com a entrega de refeições e o desenvolvimento de actividades. “O isolametno social foi um grande problema nesta faixa etária”, justificou a directora.

Em Braga, a reabertura dos Centros de Dia está a decorrer de forma lenta e faseada, já que as regras impostas pelo Governo são exigentes.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sister Midnight
NO AR Sister Midnight A seguir: Corrente Sonora às 01:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv