Meia Maratona sai para a estrada no domingo com novidades no percurso

A Meia Maratona de Famalicão sai para a estrada no próximo domingo, 27 de novembro, com novidades. A 8.ª edição da prova conta com uma mini-maratona que passa de 6 para 10 quilómetros e um novo percurso para a prova principal. Promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão com organização técnica da Runporto e com o apoio da Associação de Atletismo de Braga, a Meia Maratona conta já com mais de dois mil inscritos e serão anunciadas nos próximos dias algumas novidades. Para já, está em aberto a possibilidade da prova contar com a participação de atletas espanhóis.


Na apresentação da iniciativa, esta quinta-feira, Jorge Teixeira, presidente Runporto, destacou a importância de inovar para “valorizar o evento e torna-lo mais apetecível”. “Com estas novidades, Famalicão terá quatro marcas que são elegíveis no calendário da Federação Portuguesa de Atletismo”, apontou.

A iniciativa implica um investimento municipal de 30 mil euros e são esperados cerca de três mil atletas, nacionais e internacionais. Até ao momento estão representadas na prova 5 nacionalidades (Portugal, Espanha, França, Rússia e Brasil), o atleta mais experiente a correr a prova dos 21 quilómetros tem 74 anos. A média de idades da prova ronda os 44 anos, no caso da corrida de 21 quilómetros, e os 40 anos no caso da corrida de 10 quilómetros.

Pedro Oliveira, vereador do Desporto na Câmara de Famalicão, evidencia a organização e consolidação da prova, através do “número significativo de atletas e pelo que tem sido a qualidade dos resultados alcançados”.

“Tornar a prova mais rápida poderia ser torná-la mais atrativa, para isso era necessário ter um percurso mais plano. Nesse sentido, precisávamos de sair da parte final, em Telhado, e daí a opção de termos mais quilómetros no centro urbano”, explicou.

A meia maratona de Famalicão sai para a estrada no domingo, às 9h30, com partida na Avenida Brasil. O trajeto envolve essencialmente ambiente urbano, passando pelas principais artérias da cidade nos primeiros 10 quilómetros seguindo para as freguesias de Vale São Martinho e Vale São Cosme, voltando até ao Parque da Devesa, junto ao CITEVE, num total de 21 quilómetros.

Já a Mini Maratona pode ser feita a correr ou a caminhar, num percurso que passa então de uma extensão de 6 para 10 quilómetros. À semelhança da Meia Maratona, tem também início na Avenida Brasil e término no Parque da Devesa. A prova é apadrinhada pela maratonista e campeã olímpica Fernanda Ribeiro.


Recorde-se que as inscrições online terminam esta terça-feira, 22 de novembro, no site da Runporto.  As inscrições para a Meia Maratona têm o custo de 15 euros, subindo para 17.50 euros para as inscrições de última hora, no dia 26 de novembro, nos Serviços Educativos do Parque da Devesa. Já para os participantes da Mini Maratona, as inscrições até ao dia 22 de novembro têm o custo de 10 euros, subindo para 12.50 euros para inscrições de última hora.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv