Meia Maratona Cidade Berço vai invadir centro histórico em setembro

A Meia Maratona de Guimarães está de regresso a 25 de setembro. Depois de dois anos de pausa devido à pandemia de covid-19, a prova surge com uma nova denominação, “Meia Maratona Cidade Berço”, como forma de invocar a identidade do concelho e está também associada às comemorações do Centenário do Vitória Sport Cube.
Na apresentação do evento, que teve lugar esta segunda-feira, junto à porta 1 do Estádio D. Afonso Henriques, o vereador com o pelouro do Desporto no Município vimaranense, Nelson Felgueiras, avança que para além da meia maratona, a iniciativa contempla a Mini Maratona do Centenário do Vitória SC (10 km) e a Caminhada Pessoas Diferentes, Pessoas Iguais (5 km).
O Município de Guimarães pretende que esta seja uma celebração da cidade. Para esta edição, a organização irá alterar o percurso das provas que serão mais citadinas, ou seja, os percursos deverão privilegiar o centro da cidade berço, de modo a convidar os vimaranenses a sair “às ruas e janelas” para acompanhar as iniciativas desportivas e culturais que vão animar as provas e, sobretudo, serão uma “montra” do que é feito em Guimarães.
O Vitória SC é um dos parceiros das provas. Para o vice-presidente, Armando Guimarães, “faz todo o sentido o Vitória estar envolvido nesta dinâmica do concelho”.
Em representação da Associação de Atletismo de Braga, Manuel Pacheco, anunciou que as provas terão prémios “abrangentes”. A organização irá premiar não só os três primeiros classificados como as associações e clubes que participam. Trata-se de uma forma de ajudar a minimizar alguns custos que estas associações têm de suportar, a título de exemplo, com combustível para transportar os seus atletas.
O Presidente da APCG – Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, Joaquim Oliveira, destacou a importância da participação na caminhada para angariar receitas a fim de suportar o investimento nas obras de ampliação que estão a ser efetuadas na instituição.
Já o Presidente da Tempo Livre, Amadeu Portilha, deu conta do “contributo técnico” para o sucesso desta Meia Maratona Cidade Berço.
Todas as informações sobre a Meia Maratona Cidade Berço podem ser consultadas no site oficial da prova.
