Meia centena de crianças e jovens adere ao programa ‘incluIR’ em Braga

O programa ‘incluIR’, da Câmara de Braga, conta com a participação de 46 crianças e jovens nas férias da Páscoa, metade dos quais com necessidades específicas. O conjunto de atividades desenrola-se na Escola Secundária Alberto Sampaio até ao final da próxima semana.
Depois da primeira experiência no período de Natal, o plano inclusivo viu as inscrições aumentarem em 17, o que levou à alocação de mais do dobro dos funcionários, passando a 122 no total, além da colaboração de sete voluntários. Numa visita ao local, esta terça-feira, a vereadora da Educação destacou “o reforço da equipa”.
Tendo em vista “o aumento de crianças com maior dependência”, Carla Sepúlveda explica que houve uma formação específica para assistentes operacionais, com todos os agrupamentos do concelho representados. “Este número de funcionários relaciona-se com a carga de trabalho que estas pessoas têm. Chegam a esta altura e merecem também descansar”, salienta, especificando que haverá uma série de turnos consoante a parte do dia e a semana.
O programa, desenvolvido em parceria com a Cooperativa de Ensino Artístico, assenta num conjunto de atividades ligadas à cultura, ao desporto e ao ambiente e concentra-se na Escola Secundária Alberto Sampaio. Na pausa de Natal, as iniciativas decorreram na EB 2,3 André Soares. Carla Sepúlveda adianta que o objetivo passa por “rodar para não sobrecarregar ninguém”, dando também oportunidade aos alunos de “conhecerem outros espaços”.
Fazendo um balanço intercalar da implementação deste projeto, fala num “processo de melhoria contínua, que se vai repetindo, mas com as introduções e as inovações adequadas para cada altura”. Nesse sentido, as férias de verão já estão a ser “programadas”, adiantando que, “atendendo ao calor”, é provável que sejam incluídas “atividades que envolvam água”.
