Marta Mestre de saída do CIAJG para rumar ao Centro Cultural de Belém

Marta Mestre vai abraçar um novo desafio no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A ainda diretora artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães está de saída, no final do ano, por decisão “pessoal”.

A responsável ocupava o cargo desde 2020, a saída já comunicada pel’A Oficina, foi abordada à margem da reunião de câmara de Guimarães pelo vereador com a pasta da Cultura. Paulo Lopes Silva avança que em breve será aberto um concurso público para recrutar a nova direção artística de artes visuais e do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

“Ficamos com as melhores referências da Marta Mestre que fez um excelente trabalho em Guimarães, especialmente na sua relação com a comunidade artística e com a Universidade do Minho”, destacando a parceria com a licenciatura em Artes Visuais.

O sucessor terá de ter no seu perfil a “capacidade de acrescentar ao espaço”, em termos de “curadoria e direção artística”, assim como “conhecimento e visão em relação à forma como devem ser tratadas as coleções”. Recorde-se que o CIAJG acolhe a coleção privada de José de Guimarães. O sucessor terá de ter ainda a capacidade de manter as relações com o território. 

Marta Mestre está de saída do Centro Internacional José de Guimarães, mas deixa o “ano de 2025 preparado”. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv