Marques Mendes quer “país a respirar ambição” made in UMinho

Para Luís Marques Mendes, a Universidade do Minho deveria “colocar o país inteiro a respirar ambição”, de modo a acabar com a ideia de que Portugal é “um país pequeno”.

O conselheiro de Estado e comentador político visitou, esta quinta-feira, a iniciativa “Inovar e Empreender”, onde estão representadas quatro dezenas de spin-offs, startups e interfaces Made In UMinho.


Em declarações à RUM, Luís Marques Mendes, que é sócio honorário da Associação Académica da UMinho, confessou ter ficado “surpreendido pela positiva” com a veia empreendedora minhota. Aos microfones da Universitária, frisou o facto de o “conhecimento ser fundamental para o crescimento económico”. 


“Hoje, cada vez mais, a economia que tem condições para se desenvolver é a economia do conhecimento e a aposta na inovação e investigação. Já para não falar que aqui já se pratica Inteligência Artificial. Ora, esta não é a grande revolução do futuro é do presente”, acresenta.

Para o vice-reitor com a pasta da Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, este evento demonstra bem o trabalho desenvolvido por docentes, investigadores e alunos principalmente da Escola de Engenahria que considera “emblema” nesta vertente de interação com a sociedade. 

Escola de Engenharia apresentou esta quinta-feira a sua agenda para a inovação e empreendedorismo

Estimular a criação e desenvolvimento de startups, captar financiamento para novas ideias de negócio originais e promover parcerias duradouras com o tecido empresarial, são alguns dos pilares da nova agenda para a inovação e empreendedorismo da Escola de Engenharia, apresentada durante o evento. Medidas que, para o presidente da EEUM, Pedro Arezes, irão contribuir para formar engenheiros de forma transversal.

A unidade orgânica pretende, assim, lançar “sementes para que esta área do ecossistema de inovação e empreendedorismo seja reforçado. Do ponto de vista económico é também um aspecto muito relevante da nossa atividade”, refere. 

Esta manhã, a instituição homenageou os investigadores Carlos Couto e Lubos Hes, que em 1993, conseguiram a primeira patente europeia da instituição para um tipo de termómetro inovador.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv