Marcha Gualteriana sai hoje às ruas de Guimarães

Depois de uma programação intensa que se prolongou por duas semanas, os vimaranenses saem na noite de hoje à rua para assistir a um dos momentos mais marcantes das suas festividads, a Marcha Gualteriana.
Nas ruas da cidade berço são esperados milhares de vimaranenses e visitantes, muitos deles emigrantes que nesta altura do ano regressam às suas terras. Após dois anos de interrupção da marcha Gualteriana nos moldes conhecidos por todos, na noite de hoje o evento decorrerá com o longo desfile habitual.
Catarina Pereira, diretora artística d’A Oficina para as Artes Tradicionais, conta que pelas ruas da cidade irão desfilar os carros alegóricos, que começaram a ser trabalhados há vários meses, além dos números vivos “que vão animando a marcha, em cima dos carros”. A somar, destaque ainda para a animação gerada pelos bonecos articulados, “um dos números mais antigos das festas e que merece atenção”, avisa. “São uns bonecos em papel, iluminados, que vão passando e cumprimentando as pessoas”, detalha a responsável.
As festas da cidade e Gualterianas envolvem muitas associações vimaranenses de há décadas a esta parte. “Podemos recuar a sua origem (da feira) ao século XV, a Feira Franca, conhecida como Feira de São Gualter, que foi reformulada nos inícios do século XX, dando lugar às Festas Gualterianas. Em 1906, a Associação Comercial e Industrial de Guimarães mobilizou o apoio dos consórcios e também a colaboração dos professores da Escola Industrial, hoje a escola Francisco de Holanda e vários artistas, entre eles Abel Cardoso. O cartaz que conhecemos não é muito diferente dos primeiros anos”, acrescenta Catarina Pereira.
A Marcha Gualteriana é organizada anualmente pela Associação Artística com o mesmo nome. São meses de trabalho e dedicação até àquela que é uma das noites mais aguardadas no ano na cidade de Guimarães.
A partir das 22h00, Guimarães começa a despedir-se das festas da cidade.
