Maratona da Saúde e Vitória SC juntos pelas doenças raras

A 7ª edição da Maratona da Saúde conta com a parceria do Vitória SC. Uma colaboração que vai reflectir-se numa acção de angariação de donativos durante a partida deste sábado, 18 de Janeiro, frente ao Santa Clara. A campanha solidária já arrancou esta segunda-feira, sendo que a primeira actividade materializou-se numa visita ao I3B´S – Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, onde a comitiva vitoriana teve a oportunidade de visualizar projectos que estão a ser desenvolvidos com o intuito de tratar lesões em atletas, por exemplo, estiramentos no joelho. 

Maria João Leão, directora executiva da Maratona da Saúde, explica que esta iniciativa tem como missão “sensibilizar os portugueses para a saúde e ciência”. As últimas edições foram dedicadas ao cancro, diabetes, doenças neurodegenerativas, cardiovasculares e autoimunes e alergias, para esta sétima edição a organização escolheu as doenças raras. Um problema que afecta entre 5000 a 8000 pessoas, sendo que mais de 50% são crianças e jovens. 


Ao longo de uma semana serão organizadas várias actividades, entre elas o jogo solidários entre Vitória SC e Santa Clara. Destaque também para a maratona televisiva na RTP, uma das instituições parceiras do evento. Posteriormente, o valor arrecadado será utilizado para financiar o trabalho de investigadores portugueses na área das doenças raras. Os prémios Maratona da Saúde – Investigação Biomédica, serão entregues em parceria com a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.


À RUM  a responsável adiantou que nas últimas edições foram angariados “cerca de 400 mil euros”. Neste momento já são 13 os investigadores abrangidos pela Maratona da Saúde. Para contribuir basta ligar o 760 206 090. A chamada tem o custo de 0,60 cêntimo mais IVA.


Vitória SC tem os olhos postos nos três pontos e espera contar com o 12º jogador no D. Afonso Henriques. 


À margem da visita ao I3B´S, Pêpê fez uma antevisão à partida referente à 17ª jornada da Liga Nos frente ao Santa Clara. O médio admitiu que a qualidade do plantel não se tem reflectido em campo. Descontente com a posição que ocupam na tabela classificativa o jogador afirma que este sábado é essencial ganhar pontos, logo por isso só os três pontos interessam.

O médio sublinhou que este é um jogo de cariz solidário e esta é mais uma razão para que os adeptos apareçam no D. Afonso Henriques. “Esperamos que o 12º jogador esteja presente em campo”, refere. 

Recorde-se que durante o intervalo o antigo guarda-redes Neno, embaixador da iniciativa Maratona da Saúde, estará a apelar ao público para que faça donativos para a causa abraçada pelo Vitória. Na visita ao I3B´S marcou presença o presidente do clube, Miguel Pinto Lisboa, o vice-presidente Fernando Marques, o embaixador da iniciativa Neno e os atletas Pêpê Rodrigues, Rafael Gomes e André Almeida.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Espaço RUC
NO AR Espaço RUC A seguir: Music Hal às 09:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv