BE avisa: “Mais dia, menos dia, vai haver uma derrocada no Bairro do Picoto”

O Bloco de Esquerda alerta para o perigo de derrocada no Complexo Habitacional do Picoto e defende o realojamento dos moradores. As deputadas Alexandra Vieira e Beatriz Gomes Dias, responsável do partido na Assembleia da República em questões ligadas às minorias étnicas, visitaram esta segunda-feira o Bairro do Picoto.

Em jeito de balanço, em declarações à RUM, a deputada eleita por Braga lamentou a ausência de intervenção no sentido de “travar a degradação do edificado”, referindo que “continua a chover dentro das casas”. No topo das preocupações do partido, de acordo com Alexandra Vieira, está o Bloco A, composto por quatro casas, albergando cerca de 20 pessoas. 


“Tem vindo a dar sinais de arrastamento, isto é, há brechas que estão abertas no telhado e mesmo nos edifícios, que dão conta que estão a movimentar-se em direcção à encosta. O que dá para constatar é que, mais dia, menos dia, vai haver uma derrocada no Bairro do Picoto”.


Há três semanas, em entrevista ao programa da RUM, Campus Verbal, D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, proprietário do terreno do Bairro do Picoto, adiantou que estava para “dentro de dias” a venda do espaço, avaliado em 200 mil euros, à Câmara Municipal de BragaPor seu turno, o presidente Ricardo Rio já afirmou várias vezes que o espaço só pode ser intervencionado, através da empresa municipal BragaHabit, se estiver sob a égide da autarquia. 


Perante este cenário, Alexandra Vieira “lamenta profundamente o constante ‘passa-culpas’ entre a Igreja e a Câmara Municipal”. Considerando que “o bairro não tem condições para ser reabilitado”, a bloquista defende “o realojamento das famílias”. “Ia custar muito mais reabilitar este edifício do que realojar as pessoas”, afirma. 

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv