Mais de uma dezena de jovens participaram no Human Power Hub Summer School

A iniciativa, organizada pela BragaHabit e o Centro de Inovação Social de Braga - HPH, em parceria com o município, pretendeu capacitar os participantes para a construção de um futuro mais sustentável, justo e inclusivo.

Mais de uma dezena de jovens participaram na primeira edição do Human Power Hub Summer School para construir um futuro mais sustentável, justo e inclusivo. De 3 a 7 de julho, o grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 16 e 18 anos, contactou com empreendedores de inovação social e visitou vários locais da cidade de Braga.

À RUM, Carlos Videira, administrador da BragaHabit, fala de uma edição “bem-sucedida” com várias ações de capacitação. “Foi uma oportunidade para estes jovens contactarem com o Human Power Hub, com alguns dos projetos de empreendedorismo social que já participaram nos nossos programas de aceleração e também com outros agentes do ecossistema, nomeadamente com o Sporting Club de Braga, a Startup Braga e o gnration”. 

O programa intensivo de cinco dias permitiu ao grupo de participantes “aprofundar conhecimentos, trabalhar em equipa e desenhar e prototipar soluções disruptivas”. De acordo com o administrador da empresa municipal, a iniciativa será para continuar.


Na ótica de Carlos Videira, as questões do empreendedorismo “não têm que ser vistas única e exclusivamente como a criação da própria empresa ou como a questão de gerar um lucro por si só”. “O empreendedorismo social pode estar vocacionado para resolver problemas sociais”, aponta, sublinhando a importância de os cidadãos “serem atentos àquilo que é a realidade do seu concelho e que tenham ferramentas para intervirem de uma forma proativa nas suas comunidades”. 

Foram três as iniciativas de inovação social a concurso, nomeadamente o Comfort Home, que pretende solucionar o grave problema da falta da habitação acessível para os jovens universitários, o Wake Up, que usa a arte como ferramenta de capacitação motivando os jovens a descobrirem todo o seu potencial, e o Spa, que utiliza o desporto como meio para combater o abandono e insucesso escolar de jovens em situação de vulnerabilidade económica e social.

“Estão naturalmente numa fase embrionária, mas o que quisemos fazer foi dar ferramentas e instrumentos para que estes jovens pudessem pensar nos problemas, em soluções e um dia mais tarde, se quiserem concretizar o projeto, terem o nosso apoio”, refere.

Esta foi uma iniciativa organizada pela BragaHabit e o Centro de Inovação Social de Braga – HPH, em parceria com o Município de Braga.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv