Mais de uma dezena de jovens participaram no Human Power Hub Summer School

Mais de uma dezena de jovens participaram na primeira edição do Human Power Hub Summer School para construir um futuro mais sustentável, justo e inclusivo. De 3 a 7 de julho, o grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 16 e 18 anos, contactou com empreendedores de inovação social e visitou vários locais da cidade de Braga.

À RUM, Carlos Videira, administrador da BragaHabit, fala de uma edição “bem-sucedida” com várias ações de capacitação. “Foi uma oportunidade para estes jovens contactarem com o Human Power Hub, com alguns dos projetos de empreendedorismo social que já participaram nos nossos programas de aceleração e também com outros agentes do ecossistema, nomeadamente com o Sporting Club de Braga, a Startup Braga e o gnration”. 

O programa intensivo de cinco dias permitiu ao grupo de participantes “aprofundar conhecimentos, trabalhar em equipa e desenhar e prototipar soluções disruptivas”. De acordo com o administrador da empresa municipal, a iniciativa será para continuar.


Na ótica de Carlos Videira, as questões do empreendedorismo “não têm que ser vistas única e exclusivamente como a criação da própria empresa ou como a questão de gerar um lucro por si só”. “O empreendedorismo social pode estar vocacionado para resolver problemas sociais”, aponta, sublinhando a importância de os cidadãos “serem atentos àquilo que é a realidade do seu concelho e que tenham ferramentas para intervirem de uma forma proativa nas suas comunidades”. 

Foram três as iniciativas de inovação social a concurso, nomeadamente o Comfort Home, que pretende solucionar o grave problema da falta da habitação acessível para os jovens universitários, o Wake Up, que usa a arte como ferramenta de capacitação motivando os jovens a descobrirem todo o seu potencial, e o Spa, que utiliza o desporto como meio para combater o abandono e insucesso escolar de jovens em situação de vulnerabilidade económica e social.

“Estão naturalmente numa fase embrionária, mas o que quisemos fazer foi dar ferramentas e instrumentos para que estes jovens pudessem pensar nos problemas, em soluções e um dia mais tarde, se quiserem concretizar o projeto, terem o nosso apoio”, refere.

Esta foi uma iniciativa organizada pela BragaHabit e o Centro de Inovação Social de Braga – HPH, em parceria com o Município de Braga.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Omega 3
NO AR Omega 3
00:00 / 00:00
aaum aaumtv