Mais de mil alunos do 1.º ciclo de Braga uniram-se pela paz

Mais de mil alunos que frequentam ‘Atividades de Enriquecimento Curricular’ (AEC) em escolas do 1.º ciclo do concelho de Braga assinalaram o Dia da Europa com o manifesto ‘Unidos pela paz’.
A iniciativa, dinamizada pela Eplural, Cooperativa de Educação Não Formal que faz a gestão das AEC em cinco agrupamentos de escola urbanos do município de Braga, resultou em mais de duas mil t-shirts decoradas pelos alunos e que posteriormente serão oferecidas a crianças refugiadas ucranianas assim como a exilados de outros países.
Maria Torcato Baptista, coordenadora da Eplural, explica que o projeto surgiu do desafio lançado aos professores do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e da Ent’artes a desenvolverem um trabalho específico com os alunos e aos professores de Expressão Plástica a realizarem pinturas em t-shirts.
Neste âmbito, a Avenida Central recebeu esta segunda-feira atuações de dança, canto e a construção de um comboio simbólico para transportar as t-shirts decoradas pelos alunos.
A responsável destaca a importância da cooperação entre as escolas do concelho. “Mais do que o resultado, o importante foi o processo pedagógico”, começa por dizer. “A iniciativa é um bom exemplo de sinergia, de articulação e cooperação entre escolas”, enaltece.
A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, sublinha a importância deste manifesto se celebrar no Dia da Europa, “numa altura em que estamos todos a sofrer com a guerra”.
Carla Sepúlveda evidencia a necessidade de promover a solidariedade e a paz. “Esta é uma forma de consciencializar as crianças a pensar na construção de uma Europa baseada na paz e a sermos todos solidários uns com os outros”, considera.
