Mais de 500 mil pessoas visitaram a Quinta Pedagógica de Braga

A Quinta Pedagógica de Braga celebrou esta segunda-feira, 23 de janeiro, 19 anos de atividade. Desde a sua criação, recebeu mais de 500 mil visitantes. “Em 2013 o espaço recebeu 23 mil visitantes e em 2022 registou quase 47 mil”, destacou Altino Bessa, vereador do Ambiente, sublinhando se tratar do “melhor ano de sempre”.
Durante as comemorações do aniversário, o vereador lembrou a evolução do equipamento e as intervenções e atividades realizadas ao longo de quase duas décadas, “sempre com o foco em manter e preservar as tradições da região e do concelho”.
Em breve, a Quinta Pedagógica vai passar a contar com um picadeiro, estando já em curso a instalação de um antigo celeiro, fornecido pelo Grupo Mercadona. Este elemento fazia parte do local onde a nova loja está a ser construída, na freguesia de Real, estando a sua deslocação e instalação a cargo da referida cadeia de supermercados.
Durante o aniversário, foi também lançado o projeto ‘Hortas Sociais e Terapêuticas’, que resulta de um protocolo de colaboração entre o município e a CERCI Braga. Vera Vaz, presidente da cooperativa, enaltece a importância da quinta que estando aberta a toda a comunidade e num espaço urbano “faz toda a diferença na promoção da inclusão”.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destaca o trabalho desenvolvido nos últimos anos “que permitiram dotar o espaço das melhores condições”. “É um espaço aberto a todos e um ponto de encontro de gerações. Ao longo dos tempos a Quinta Pedagógica afirmou-se como um equipamento imprescindível na ligação que queremos estabelecer entre o ambiente urbano e o mundo rural, preservando as tradições minhotas”, considera.
