Mais de 50 alunos da UMinho recebem Prémios de Mérito Desportivo

O voleibol é a modalidade mais representada. Noutra dimensão, a Escola de Engenharia lidera no número de estudantes galardoados.

56 estudantes atletas distribuídos por seis modalidades. A Universidade do Minho entregou esta segunda-feira, no Salão Medieval do Largo do Paço, os Prémios de Mérito Desportivo referentes à época 2020/2021.


O momento serviu para homenagear os alunos que, a título individual ou coletivo, se sagraram campeões nacionais universitários e que, em simultâneo, obtiveram aproveitamento escolar, de acordo com as condições previstas no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo.

Pela primeira vez, em 2020/2021, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) conquistou o Troféu Universitário de Clubes, ou seja, foi a academia que conseguiu melhores resultados no somatório de todas as modalidades dos Campeonatos Nacionais Universitários.

O representante máximo dos estudantes, Rui Oliveira, distribui os louros por todos os atletas que participaram no evento, independentemente do lugar obtido, e refere que é “um sinal muito claro da aposta que se tem feito no desporto”.

Na mesma linha de pensamento, o administrador dos Serviços de Ação Social fala da prática desportiva como “uma ferramenta muito útil em qualquer modelo de formação académica integrada”. António Paisana dá o exemplo do investimento feito este ano pela UMinho na atribuição das bolsas, 20,2 mil euros, superior à média das últimas cinco épocas, 15 mil.

O voleibol foi a modalidade que viu mais atletas receber o prémio, 26. Na segunda posição ficou o andebol, com 21. Do ponto de vista académico, os estudantes provêm de 32 cursos, em que a Escola de Engenharia é a mais representada, com 28, metade do total.

Curiosamente, a UMinho não apresenta qualquer curso conferente de grau (licenciatura, mestrado ou doutoramento) relacionado diretamente com desporto. Por outro lado, perto de 10 mil estudantes praticam exercício físico, 500 alunos têm estatuto de alta competição e realizam-se anualmente cerca de 150 eventos desportivos na academia minhota. 


Lançando esses dados, Guilherme Pereira, pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, refere que, apesar de haver uma pecha na oferta formativa, a UMinho tem “conseguido encontrar formas muito relevantes de induzir o desporto” no seio da academia. 

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: UMinho I&D às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv