Mais de 1900 bombeiros sobem escadórios do Bom Jesus a 27 de setembro

Mais de 1900 bombeiros participam, este ano, na 7.ª edição dos Escadórios da Humanidade. A prova decorre no dia 27 de setembro e tem como objetivo testar a capacidade física e emocional dos participantes, que terão que subir os 566 degraus do Bom Jesus, em contrarrelógio e envergando todo o equipamento de proteção civil: casaco de fogo, botas, calças, luvas, capacete e o aparelho respiratório de circuito aberto.
Organizada pela Associação Família de Elite e pela ADN – organização de eventos desportivos -, a prova bateu, este ano, o recorde de participantes. Os números foram evidenciados por José Sousa, da ADN, esta segunda-feira, na conferência de imprensa de apresentação do evento: “Atingimos, em 2025, números históricos, que são testemunho da grandeza, do impacto e da relevância que este evento já conquistou”. O ano passado inscreverem-se 1550 bombeiros, de 218 corporações. Este ano, o número ultrapassa os 1900 soldados da paz, provenientes de 264 associações humanitárias.
O objetivo passa por equilibrar o número de participantes masculinos e femininos, sendo que cada vez mais mulheres participam na competição, apontou Eduarda Gomes, da Associação Família De Elite.
“Mais de 500 mulheres mostram, este ano, que a força e a bravura não têm género. Em 2024, foram 383”, apontou José Sousa.
Altino Bessa, que tutela a Proteção Civil, evidenciou “o prestígio que a prova traz à cidade e ao Bom Jesus”, permitindo “dar a conhecer a maior pérola de Braga”.
“É um evento único a nível nacional e, dentro do género, é um dos mais importantes”, afirmou o vereador.
Cerca de 1900 bombeiros de 264 corpos de bombeiros vão participar na edição deste ano dos Escadórios da Humanidade. A prova realiza-se no dia 27 de setembro e desafia os participantes a subir no menor tempo possível os 566 degraus do Bom Jesus. Além disso, decorrerá também a 4.ª bênção nacional dos capacetes.
