Mais de 100 mil pessoas já passaram pelo Centro Ciência Viva de Braga

O Centro Ciência Viva de Braga já recebeu mais de 100 mil visitantes desde 2016, ano em que abriu portas na freguesia de Gualtar. O projeto surgiu pela mão de elementos da ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho, que venceu o orçamento participativo, promovido pela autarquia. A maioria dos visitantes integra a comunidade escolar, mas são cada vez mais as famílias que visitam o espaço em período de lazer.
Na noite desta terça-feira, em entrevista ao Campus Verbal, o diretor executivo do Centro Ciência Viva de Braga revelou que 75% das visitas respeita “a escolas que frequentam o espaço”, ainda que numa fase da pandemia foi o próprio centro que saiu e passou pelas escolas. João Paulo Vieira fala agora numa retoma “bem-sucedida”, assumindo que os números estipulados para este ano (25 mil visitantes) serão “facilmente superados”.
Um dos objetivos atuais da equipa passa agora por trabalhar melhor o programa para o público em geral, que procura o centro, sobretudo em período de férias e ao fim-de-semana.
Falando num crescimento “paulatino”, o responsável diz que a tendência é positiva e vai atingir números substancialmente superior quando o alargamento do Centro de Ciência Viva de Braga se concretizar.
O município está ligado ao Centro de Ciência Viva de Braga desde o início do projeto. A autarquia garante o transporte dos alunos das escolas até ao Centro, uma medida aplaudida pelo responsável. “As crianças do 1º ciclo visitam-nos gratuitamente e a câmara fornece o transporte. É muito importante porque o município disponibiliza à comunidade uma possibilidade que de outra forma muitos alunos não teriam e que tem despertado curiosidade científica em muitas crianças”, revela.
Além das visitas regulares de escolas do concelho de Braga, cerca de 50% das escolas que trabalham com o Centro de Ciência Viva de Braga são de diferentes concelhos da região. Uma ligação que é para manter e fortalecer, acrescenta o diretor do espaço.
Centro Ciência Viva de Braga no roteiro dos turistas da cidade
Na RUM, João Paulo Vieira revelou que são cada vez mais os visitantes estrangeiros oriundos, na sua maioria, da Galiza. O diretor executivo sublinha que são cada vez mais os estrangeiros que no decorrer de uma visita à cidade de Braga se deslocam também a Gualtar, ao Centro Ciência Viva.
A entrevista completa ao programa Campus Verbal pode agora ser ouvida em podcast
