Luís Guedes toma posse este sábado como novo presidente da AAUMinho

Luís Guedes é empossado este sábado, 4 de janeiro, como presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). Sucede no cargo a Margarida Isaías. A cerimónia de tomada de posse está agendada para as 18h00, no Salão Medieval do Largo do Paço.

Natural de Braga, aos 23 anos, o estudante do Mestrado em Sistemas de Informação da Universidade do Minho chega à presidência da AAUMinho com o intuito de manter a “Academia Viva”.

Em entrevista à RUM, Luís Guedes aponta esforços à necessidade de aproximação aos grupos culturais, mas também solidificação dos grupos de trabalho da estrutura que têm vindo a perder alguns elementos. Ora, o objetivo passa por tornar estas equipas “mais sólidas”. “Queremos voltar a ter (mão de obra qualificada) e voltar a construir esses grupos de trabalho ativos para quase todas as áreas da direcção da Associação Académica”, refere.

De uma forma mais global, a AAUMinho está apostada em melhorar a sua comunicação com a comunidade. “Queremos fazer um trabalho de reaproximação, mesmo ao nível do desporto”, realça.

Uma das novidades que esta direção está a equacionar poderá passar por “uma nova rede social exclusivamente dedicada ao desporto”.

2025 será um ano com um forte cunho reivindicativo, muito devido à agenda política nacional, mas também no seio da Universidade do Minho. Isto porque este será um ano de eleições autárquicas e na reitoria da UMinho.

“Foi o que nos calhou na rifa. Vamos ter de trabalhar de forma muito próxima com os candidatos às câmaras de Braga e Guimarães. Queremos garantir que qualquer que seja o resultado destas eleições, seja o melhor possível para a Academia Minhota”, frisa. “Temos de trabalhar muito à base de estudos e apresentação de resultados aos candidatos”, acrescenta.

A caminhada de Luís Guedes pelo associativismo começou em 2020, no Núcleo de Estudantes de Marketing no Departamento Cultural e Social. Fez parte da ACE Junior Agency e do projeto Virar a Página. São já quatro mandatos de ligação à AAUMinho, uma casa que proporciona “excelentes oportunidades” de como jovens conseguirem “construir” grandes projetos.

Para 2025, Luís Guedes ambiciona uma AAUMinho “mais coesa”, “mais ligada à comunidade e preparada para os desafios do futuro”.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
MundoMix
NO AR MundoMix A seguir: Connected às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv