Livros com RUM junta-se aos 50 anos da UMinho 

O Ciclo Livros com RUM junta-se às comemorações dos 50 anos da Universidade do Minho. Durante os próximos 12 meses, com exceção de agosto, a Literatura e os autores ao vivo vão até aos campi de Gualtar e Azurém falar sobre obras de docentes e investigadores vinculados à academia.

A primeira conversa está agendada para esta quinta-feira, 29 junho, pelas 18h00, na Escola de Ciências da UMinho. A entrada é livre.

António Ferreira vai estar à conversa com João Paulo André, autor do livro “Irmãs de Prometeu”, que conta a história do contributo de várias mulheres, ao longo da história, para a química. Doutorado pela Universidade de Basileia e professor de química na UMinho, João Paulo André é descrito pelo especialista literário da Universitária como um homem do “renascimento”.

Apesar do tema complexo, o livro destaca-se, na ótica de António Ferreira, por uma “linguagem acessível e transparente” que avalia como de um “brilhantismo pouco frequente”. “Tantas vezes fazemos reparos à academia pelo discurso hermético, pois este livro é virado para os falantes e interessados pela alta cultura”, refere.

“Irmãs de Prometeu”, revela ao longo das cerca de 700 páginas, o trabalho de mulheres em prol da ciência desde o antigo Egito, passando por Mary Currie, prémio Nobel da Física e Química, até à atualidade com Rosalind Franklin e o DNA. “Deve estar em qualquer boa biblioteca pessoal”, frisa António Ferreira.

Sem levantar o véu, o especialista revela que irá abordar com o autor a sua paixão pela ópera que deu origem ao seu primeiro trabalho “Poções e Paixões”.

O Ciclo Livros com RUM – a Literatura e os autores ao vivo conta com o apoio do dstgroup.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv