Livro Curioso revela histórias do quotidiano bracarense do séc. XVIII

A tempestade de 30 de Junho de 1779, que matou 23 pessoas, o cometa que apareceu no céu de Braga, a história da freira que fugiu do Convento da Conceição, as festas jubilares realizadas no Bom Jesus do Monte ou a trasladação das colunas graníticas da nova Igreja do Hospital de São Marcos. Estas são algumas das histórias guardadas num manuscrito setecentista que revela pormenores sobre o quotidiano bracarense da segunda metade do século XVIII e que agora vão passar a integrar o “Livro Curioso”, lançado esta sexta-feira, no Arquivo Distrital.

“É uma obra, de cerca de 200 páginas, que consagra a Braga Barroca, é um manuscrito que a maior parte dos bracarenses desconhece e vai apresentar muitas novidades sobre a Braga do século XVIII. É mais um contributo da Câmara de Braga para um conhecimento maior e para a valorização da história do património bracarense”, disse à RUM Rui Ferreira, do pelouro da Cultura na autarquia.

A sessão de apresentação, agendada para as 21h30, contará com a presença de Rui Faria, paleógrafo responsável pela transcrição deste manuscrito, e Ana Maria Macedo, autora das notas introdutórias.

Os lugares são limitados e por isso é necessária inscrição através do e-mail cultura@cm-braga.pt.

O Livro Curioso, que revela histórias do quotidiano bracarense da segunda metade do século 18, está à venda a partir de 10 de Fevereiro, no Balcão Único. Tem um custo de 18 euros.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv