Livro ‘Braga Natural’ faz um retrato dos ecossistemas e habitats do concelho

O livro ‘Braga Natural’ pretende celebrar e registar a riqueza ecológica do concelho. Com fotografias de João Ferreira e textos do biólogo Daniel Santos, a obra foi apresentada esta quarta-feira, na Quinta Pedagógica.
O vice-presidente da Câmara de Braga e vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Altino Bessa, considera que a publicação “é extremamente importante” por registar “todos os aspetos” dos ecossistemas do concelho e dos seus habitats mais característicos. Acrescenta que o livro “dá a conhecer alguns dos seres vivos mais emblemáticos” da fauna e flora de Braga.
Para o autarca, este trabalho é também um instrumento estratégico de política ambiental. Altino Bessa adianta que o livro vai ser doado a todas bibliotecas escolares do município e que os professores de Braga vão poder utilizar a obra como matéria de estudo na sala de aula para “demonstrar todos estes habitats e ecossistema” local.
Lontras no rio Este e espécies de árvores típicas de Braga estão presentes no livro. O fotógrafo, João Ferreira, sublinha que o livro faz uma viagem “por diferentes habitats” e apresenta as principais espécies. Apesar de contar com uma grande quantidade de exemplares, confessa que gostava de ter incluído mais algumas, como a “Doninha ou a Coruja das Torres”. “O charco do Parque Picoto e toda a zona envolvente, o rio Cávado, algumas zonas do rio Oeste e algumas manchas de Carvalhal que existem aí” fazem parte do acervo fotografado.
Daniel Santos foi o responsável pelos textos do livro. Segundo o biólogo, a obra pretende despertar a curiosidade das pessoas para que procurem essas espécies por Braga. Revela que buscou não só descrever e ilustrar os habitats, mas, sim, “transmitir a importância da biodiversidade”.
O livro ‘Braga Natural’ já se encontra disponível em todas as bibliotecas escolares do Município e pode ser adquirido no Posto de Turismo e na Livraria Centésima Página.
