Língua portuguesa pode ser um fator económico de mobilidade

A língua portuguesa pode ser um fator económico de mobilidade assim como uma ferramenta de comunicação. A premissa é defendida na obra “Língua Portuguesa Global: comunicar no panorama mediático luso-brasileiro”, de José Gabriel Andrade e publicado pela UMinho Editora, que será apresentada pelas 18h30, na Casa do Conhecimento da UMinho, no Largo do Paço. A sessão poderá ser acompanhada na plataforma Zoom.

A sessão contará com uma mesa redonda com a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, e o diretor do Museu Virtual da Lusofonia e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UMinho, Moisés de Lemos Martins. A moderação cabe à diretora da UMinho Editora, Manuela Martins.

A RUM conversou com José Gabriel Andrade, docente no Instituto de Ciências Sociais da UMinho, que há 15 anos viaja entre os dois lados do Atlântico.

Esta obra surgiu de um desafio da UMinho Editora, neste trabalho o investigador tentou perceber quais os fatores históricos da lusofonia em articulação com estudos já elaborados pelo Centro de Estudos e Comunicação e Sociedade da UMinho”.

Ao longo do processo surgiram algumas “inquietações” ao autor sobre o foco do projeto. Para encontrar respostas contactou com 20 migrantes portugueses no Brasil e brasileiros em Portugal para entender como utilizam a lusofonia. “Acabei por perceber que a língua portuguesa tem uma forte presença económica”, revela.

A partir da década de 70 as produções conjuntas entre o Brasil e Portugal intensificaram-se, tendo registado um novo aumento em 2008 devido à crise.

Os exemplos de produções conjuntas entre os dois países surgem, principalmente, ao nível da indústria cultural e criativa nomeadamente com o Rock In Rio, telenovelas e correspondentes internacionais (jornalistas).

No caso do festival, o autor frisa que a partir de Lisboa o Rock in Rio expandiu-se para Espanha e EUA.

A obra “Língua Portuguesa Global: comunicar no panorama mediático luso-brasileiro” integra a coleção Investigação e Ciências Sociais da UMinho Editora. O trabalho está disponível para a consulta de todos os públicos, sendo uma obra mais direcionada para “investigadores que procuram respostas históricas” sobre as ligações entre os dois países “irmãos”.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Terra Pura
NO AR Terra Pura A seguir: Mil às 18:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv