Livre reúne com Sindicato dos Professores e garante que Educação será prioridade

Teresa Mota, cabeça de lista do Livre por Braga, reuniu com o Sindicato dos Professores do Norte (SPN), para falar sobre a situação da Educação e da escola pública no país, nomeadamente a “necessidade de valorização da profissão docente e de voltar a trazer a relação pedagógica para o centro da prática educativa”.
O partido liderado por Rui Tavares critica a “legislação avulsa e, não raramente, injusta e ineficiente para toda a comunidade escolar”. Teresa Mota lamenta ainda a “situação de cansaço físico e psicológico de muitos professores, envelhecimento da generalidade dos mesmos, precariedade na profissão docente e limitações à mobilidade por doença”.
No programa eleitoral do Livre, Teresa Mota garante que a Educação será uma “prioridade” e defende “a necessidade de prever a contagem integral do tempo de serviço dos professores; a redução da burocracia que recai sobre os profissionais da educação e a criação de uma rede de creches públicas em todo o país”.
A reunião teve também como objetivo dar conta do debate sobre educação que o SPN está a organizar e para o qual convidou diversos partidos políticos candidatos às próximas eleições no círculo de Braga e que terá lugar no próximo dia 9 de Fevereiro, pelas 21h, na Escola Francisco Sanches. O LIVRE far-se-á representar por Teresa Mota.
