Livre aponta habitação e mobilidade como dois “graves problemas” em Braga

O Livre apresentou oficialmente esta quarta-feira o nome de Jorge Oliveira Araújo como o cabeça de lista do partido para as Legislativas antecipadas de 18 de maio. Entre as principais bandeiras, estão a habitação, a mobilidade e a ecologia. O evento foi realizado no Café Vianna, em Braga.

Com o objetivo de que “todos possam ter uma casa digna, saúde pública e de qualidade e que o distrito seja uma referência no acolhimento dos estudantes”, o engenheiro do Ambiente aponta que Braga tem crescido, mas deixado algumas pessoas para trás. Para Jorge Oliveira Araújo, é preciso “vontade política” para construir um distrito “moderno e com qualidade de vida”.

Segundo o candidato, o Livre possui “políticas para várias áreas”, mas aponta a habitação e a mobilidade como “dois graves problemas” do distrito. Adianta que uma das propostas é no sentido da criação de habitaões cooperativa, públicas, “não apenas para as classes mais desfavorecidas, como tem sido até agora”. “Queremos também alargar (o passe ferroviário nacional) àquilo que seja o passe rodoviário nacional, para todos os tipos de transportes”.

Jorge Oliveira Araújo sublinha ainda a necessidade de realizar mais parcerias com a academia, centros de desenvolvimento de conhecimento e de ciência, como a Universidade do Minho e o IPCA. Considera ser essencial fortalecer “protocolos e os projetos com as empresas” da região, como a industrial têxtil.

Presente na apresentação, a líder parlamentar do Livre, Isabel Mendes Lopes, acredita ser possível eleger um deputado pelo círculo eleitoral de Braga. Em contrapartida à declaração por um voto útil a esquerda de Pedro Nuno Santos, do Partido Socialista, vinca que “o voto útil é sempre o voto em consciência”. Aponta ainda a necessidade da criação de um círculo de compensação, “para garantir que os eleitores tenham todos a mesma probabilidade de poder votar em qualquer partido e ver os seus representantes eleitos”.

Após crescer em quatro vezes o número de votos em Braga e em três vezes no País, saltando de um deputado em 2022, para quatro em 2024, a deputada quer ampliar o alcance do partido pelo país. Isabel Mendes Lopes aponta também que Braga é um distrito que “tem um potencial enorme”. “Quanto mais representativo a nossa bancada for, com melhor ligação ao país seremos”, finaliza.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
RAPresentação
NO AR RAPresentação A seguir: Omega 3 às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv