Lista Y quer apostar nas “redes sociais e cartazes” para chamar mais alunos à RGA

Gonçalo Silva é estudante de Relações Internacionais e decidiu candidatar-se, pela lista Y, à Mesa da Reunião Geral de Alunos. Na corrida está ainda André Teixeira, da lista E.
Os estudantes da Universidade do Minho são chamados às urnas, este ano e pela primeira vez na história, online, no próximo dia 2 de Dezembro, para escolher os seus representantes nos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).
A Mesa da RGA, recorde-se, tem como função garantir que o debate ocorre dentro das conformidades da lei, zelar pela transparência, fomentar a participação activa dos estudantes e divulgar os temas abordados e decisões tomadas.
A participação dos estudantes da UMinho na RGA é sempre muito reduzida. O estudante de Relações Internacionais quer que mais alunos participem nestas reuniões e, por isso, tem como objectivo, se for eleito, apostar na comunicação das mesmas, através de diferentes meios, nomeadamente “redes sociais e cartazes” e não apenas através do e-mail institucional, que, referiu em entrevista à RUM, “nunca serviu a democracia”. O candidato acredita ser necessário “explicitar bem as necessidades, o que faz o órgão e que tipo de procedimentos decorrem na RGA”.
“Não sejamos uma Mesa da RGA que se subordina às ordens da reitoria”
“Vemos a importância do que é a Mesa da RGA se colocar ao lado dos alunos. Não sejamos uma Mesa da RGA que se subordina às ordens da reitoria, que, muitas vezes, não correspondem às aspirações dos estudantes”, referiu.
Gonçalo Silva apela ao voto na lista Y, no próximo dia 2 de Dezembro, que diz “possuir grandes diferenças e grandes perspectivas de mudança”.
As entrevistas na íntegra aos candidatos podem ser ouvidas em podcast, aqui.
Lista Y
Gonçalo Novais Silva – Relações Internacionais
Nuno Ricardo Teixeira de Carvalho – Mestrado Integrado em Arquitetura
Inês Sofia Guedes de Campos dos Santos Sequeira – Relações Internacionais
Rafael Magalhães Silva – Economia
Gabriela Salcedo Figueira – Aluna internacional de Doutoramento em Sociologia
