Lista do PS pelo círculo de Braga foi chumbada em reunião da federação distrital

A comissão política distrital de Braga do PS chumbou esta madrugada, numa reunião, a lista de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Braga, com 38 votos contra e 31 a favor. Segundo informação avançada à Rádio Renascença, a ex-eurodeputada e docente da UMinho Isabel Estrada Carvalhais era indicada para encabeçar a lista.
Seguia-se Hernâni Loureiro, chefe de gabinete do líder do PS, Pedro Nuno Santos. Segundo a Renascença, a própria Isabel Estrada Carvalhais terá contestado a composição da lista pelo facto de o número dois ser o chefe de gabinete de Pedro Nuno e preferindo ter ao seu lado o ex-ministro José Luís Carneiro, que encabeçou a lista do distrito de Braga há um ano, mas que não consta, para já, em nenhuma lista do PS.
A Lusa avança que surgia em terceiro lugar o atual deputado Pedro Sousa, seguido da também deputada Irene Costa, do vereador na Câmara de Guimarães Paulo Silva e do deputado municipal de Famalicão Paulo Silva.
A lista segue agora para as mãos do secretário-geral do partido que terá a decisão final.
Nas últimas eleições legislativas, em 2024, a lista por Braga, círculo pelo qual foram eleitos seis deputados, foi encabeçada por José Luís Carneiro, opositor interno do atual líder do PS nas eleições para a liderança socialista, seguido de Palmira Maciel, que não surge na lista que foi rejeitada.
A reunião da Comissão Política Nacional do PS que vai aprovar as listas de candidatos a deputados a todos os círculos eleitorais decorre hoje à noite na sede do PS, em Lisboa.
De acordo com estatutos do PS, cabe ao secretário-geral, Pedro Nuno Santos, indicar um terço do total de lugares, sendo os restantes dois terços da responsabilidade das comissões políticas federativas de cada círculo eleitoral.
c/Lusa e Renascença
