Lista B quer lutar por uma UMinho mais inclusiva no Conselho Geral

Miguel Martins, aluno do mestrado em Geografia, encabeça a lista B, que se candidata a representante dos estudantes no Conselho Geral. O desconhecimento da comunidade académica face ao órgão motivou a candidatura de Miguel Martins. “É o órgão que toma as principais decisões e as que têm maior impacto para toda a comunidade académica. Esta candidatura surge por iniciativa de um conjunto de pessoas que sente que há pouca visibilidade para o Conselho Geral”, justificou.
Por isso mesmo, este grupo de estudantes propõe-se a promover um maior conhecimento do órgão e da sua importância. “Ao mesmo tempo, queremos chamar a atenção para questões que são bastante prementes na vida dos estudantes, mas que infelizmente não vemos uma resposta a ser dada por parte do Conselho Geral”, nomeadamente no que diz respeito ao “alojamento, propinas, ser uma universidade mais inclusiva e questões relacionadas com a investigação”.
“No caso da propina, acredito que o caminho seja a propina zero”, evidenciou Miguel Martins. Ainda neste capítulo, o aluno de Geografia lamenta que os colegas internacionais tenham que “pagar propinas bastante elevadas em comparação com os estudantes nacionais”. “Não conseguimos compreender o porquê de haver este diferencial”, apontou, lembrando ainda as dificuldades que estes colegas sentem na procura de alojamento.
“Uma outra bandeira é o facto de a Universidade praticar valores extremamente abusivos ao nível de taxas, relativas a entrega de trabalhos, pedidos de informação, pedido de documentos, o acesso a diplomas de curso, e que nós consideramos que devem ser eliminados”, disse ainda o candidato.
Estes estudantes pretendem ainda revindicar uma Universidade mais inclusiva, baseada em três eixos essenciais: “o feminismo, o antirracismo e uma Universidade aliada da comunidade LGBT+”.
A lista B, que conta ainda com Rodrigo Diniz, de Relações Internacionais, a Sofia Pires, de Economia, e Joana Teixeira, do doutoramento em Sociologia, vai promover “ações presenciais em Braga, Guimarães, Couros, Congregados, para divulgar as ideias e explicar o que é o Conselho Geral”. Além disso, o grupo, que tem como lema “Lista B. Resposta Estudantil”, terá ainda uma campanha online, nas redes sociais, “com o objetivo de garantir o máximo de participação dos estudantes, que infelizmente nos anos passados tem sido bastante baixa”.
Na corrida está ainda a lista A, encabeçada pela presidente da AAUMinho, Margarida Isaías.
O ato eleitoral para escolher os quatro representantes está agendado para 22 de março, uma quarta-feira, através da plataforma eVotUM. A tomada de posse dos novos representantes dos estudantes no Conselho Geral da UMinho deverá acontecer a 5 de maio, data prevista para a primeira reunião do órgão, após as eleições.
c/Vanessa Batista
