Estudantes da lista A prometem influenciar agenda política da UMinho

Rui Oliveira congratula-se com o facto de a lista A, candidata pelos estudantes ao Conselho Geral, ter sido a mais votada de sempre. A lista conseguiu 1689 votos, dos 3150 estudantes que votaram, valendo-lhe a eleição de três representantes.
“É um bom resultado, que mostra que há uma maioria dos estudantes que defende que continuemos em funções. É a lista mais votada de sempre pelos alunos para o Conselho Geral e é uma satisfação para nós “, afirmou Rui Oliveira à RUM, prometendo continuar a “influenciar positivamente a agenda política na perspetiva de centrar o espaço para os estudantes”.
Das três listas que estavam na corrida, a lista B, de Alexandre Carvalho, não elegeu nenhum elemento e a lista C elegeu André Teixeira. Rui Oliveira promete diálogo com o colega, já que “são listas próximas naquilo que defendem em prol dos estudantes”.
Entre docentes e investigadores, as listas A e B elegeram seis conselheiros cada uma. Já era público que os dois cabeça-de-lista, Tiago Miranda e Luís do Amaral, apoiam pessoas diferentes ao cargo de reitor. É público que Rui Vieira de Castro já manifestou interesse em permanecer no cargo, merecendo o apoio da lista B, liderada por Luís do Amaral. Já a lista A, embora não tenha ainda apresentado oficialmente nenhum apoio, já manifestou vontade em apoiar uma mulher ao cargo, estando em hipótese nomes como Helena Sousa, presidente do ICS, ou Maria Clara Calheiros, presidente da Escola de Direito.
Do lado dos estudantes, Rui Oliveira frisa que os estudantes estarão “muito atentos” e querem “discutir todas as possibilidades de quem poderá vir a ser reitor da UMinho”.
Foram 3.150 (14%) os estudantes que participaram neste ato eleitoral, de um universo de 22.034. Contabilizaram-se 147 votos em branco e 1689 na lista A, que elege, assim, Rui Oliveira, Duarte Lopes e Ana Margarida Gonçalves.
