“Do outro lado da linha”. CMB cria apoio para levar bens essenciais a pessoas vulneráveis

Oitocentos, duzentos e dez, zero, noventa e quatro. Este é o número que coloca medicamentos e alimentos essenciais à distância de uma chamada, para bracarenses com mais de 60 anos.

Num tempo marcado pela insegurança de viver em pandemia, são os mais vulneráveis os que mais precisam de apoio. Foi a pensar neles que a Câmara Municipal de Braga lançou, por altura do primeiro confinamento, uma linha de apoio. Chama-se Linha de Apoio 60+, é gratuita e está disponível de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17 horas.

Do outro lado, está sempre um técnico da autarquia disponível para registar os bens essenciais, que serão entregues, o mais tardar, no dia seguinte.

A RUM acompanhou uma equipa na ida semanal ao supermercado e ao centro de saúde. Partimos, agora, nessa viagem solidária.

Quinta-feira, 28 de setembro

A dona Maria ligou para o 800 210 094. Atendeu a chamada um dos técnicos. José Alves é um dos funcionários da autarquia destacado para este projeto. José Barbosa também recorreu à linha de apoio, mas para pedir que lhe levantassem duas receitas no centro de saúde. Pedidos registados. “A linha permite que as pessoas façam o pagamento por dinheiro ou multibanco, evitando outro ponto de contacto e possibilita também obter informações sobre as mais diversas plataformas de apoio, nomeadamente centros de saúde ou linhas de contacto para marcação de testes Covid”, afirmou.

Sexta-feira, 29 de setembro 


Pouco passava das dez horas quando entramos no supermercado, localizado na freguesia de Maximinos. Lista de compras na mão e cesto para colocar os pedidos da dona Maria. Laranjas, marmelada, leite, ervilhas, iogurtes e um jornal. Ana Vinhas, técnica da Câmara de Braga, foi percorrendo os corredores e colocando no cesto os pedidos, das marcas indicadas pela senhora.

Maria Adelaide Valente não dispensa a leitura do jornal, que “fazem o favor” de lhe levar, para que possa “manter a leitura em dia”.

“É uma forma de eles se protegerem e a gratidão que eles nos demonstram é muito boa. Conversamos com eles, porque esta parte social também importante. Além de não poderem sair de casa, a parte mental tem que ser estimulada”, afirmou Ana Vinhas.

Aos 78 anos e com os filhos longe, esta linha criada pela autarquia é uma ajuda essencial na semana de Maria

Adelaide. “Parece que isto está para durar, ouvi dizer que até Março”, começou por lamentar. 

Agradecendo inúmeras vezes a ajuda de Ana, Maria diz que com a sua idade “é mais seguro recorrer a este apoio”. “Endereço os parabéns à Câmara de Braga! Optei por pedir este favor através da linha e, depois, sou atendida por alguém, que regista as compras que eu preciso, e são trazidas no dia seguinte”, explicou.

Para Maria, os dias têm sido de “muita solidão”, porque a família está no Reino Unido. No entanto, ao nível de ajuda diz “estar bem”.

“Se tivessem WhatsApp, eu mandava as fotografias do que eu preciso”


Compras entregues. De Maximinos seguimos para a Unidade de Saúde Familiar Sete Fontes, para levantar duas receitas do senhor José. Dali seguimos caminho até sua casa, em S.Victor.

Do lado de lá da campainha já se ouvia o casal. Subimos até ao 2.º andar do prédio. O companheiro de quatro patas foi o primeiro e receber-nos. Logo depois, surge na porta o senhor José Barbosa.

“Ainda bem que há este apoio aos idosos. Pediram-me para não sair de casa e, se não fosse este apoio do município, não sabia como ia fazer, provavelmente ia ter que recorrer a um sobrinho, porque não temos filhos cá”, descreveu.

José Barbosa tem 75 anos, a esposa 84. Viram partir um amigo próximo com Covid-19 e, por isso, relembra que “o lema é ficar em casa, para ficar bom”.

Para ficar bem o senhor José não sai à rua, mas há uma sugestão que deixa ao município: “Se tivessem WhatsApp, eu mandava as fotografias do que eu preciso (para as compras da semana)”. Fotografia por whatsapp. Uma sugestão tecnológica de um jovem de 75 anos.

Chegamos ao fim. Este percurso durou cerca de uma hora. Mas esta hora fez a diferença na vida destas pessoas.

O senhor José e a dona Maria são apenas dois exemplos de bracarenses com mais de 60 anos que recorrem à Linha de Apoio 60+ da Câmara Municipal de Braga. Desde o primeiro confinamento, os pedidos de ajuda caíram para metade. Agora, habitualmente, há duas pessoas a recorrer a este serviço todas as semanas. É ficando em casa que todos ajudamos nesta luta. Ligue 800 210 094, faça o seu pedido, que eles fazem o resto…por si, por nós, por todos.

Esta linha telefónica gratuita funciona de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, sendo um serviço de proximidade direcionado para uma faixa da população que possui um risco elevado de infeção pelo novo coronavírus e que, por isso, deve permanecer em casa. Todas as Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho se associaram a este projeto.

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Liliana Oliveira
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